3 de out de 2010

Avatar

Bolo de suco de uva



Bolo de suco de uva


               Meu pai trabalhou, por um certo periodo, na década de 60, como câmera-man da extinta Tv Tupi. E nesta função, participou da gravação de alguns programas culinarios.
               Acho que foi isso que o inspirou a fazer incursões pela cozinha.
               Ele e a minha mãe tinham o talento de transformar eventos simples em verdadeiras festas.
               Os apagões cariocas da década de 60 sempre serviam para meu pai fazer espetáculos de sombras na parede, criando muitas figuras divertidas, e a minha mãe pingava gotas de parafina derretida nas mãos, fazendo pequenas bolinhas, que depois ela dividia entre os filhos e nós formávamos nossas figuras na mesa.
              É claro que ela só conseguia fazer poucas bolinhas e, como a mão logo ficava sensível por causa do calor da parafina, ela continuava a fazer as bolinhas em um copo com água.
              Olhando para o passado eu vejo que eles faziam tudo para ver o sorriso no rosto dos filhos.
              Mas estamos aqui para falar de culinaria.
              Esse bolo de suco de uva fez a delicia de todos os meus primos e, é claro, minha e de meus irmãos. Ouso dizer, que nenhum de nós esqueceu deste bolo.
              Acho que só meu pai esqueceu-se dele, mas é compreensível. Obrigada, paizão, por fazer a nossa alegria.
             Ah! Uma particularidade: não tem exatamente receita, já que meu pai colocava tudo "à olho", no liquidificador, mas vou dar a minha receita.



Bolo de suco de uva


              Bolo de suco de uva:
              sr Auli, meu paizão.

              - 100 g de margarina;
              - 3 gemas e 3 claras;
              - 2 xícaras (das de chá) de açúcar;
              - 2 1/2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo;
              - 1/2 xícara (das de chá) de maisena;
              - 1 colher (das de chá) de sal;
              - 1 xícara (das de chá) de suco de uva concentrado;
              - 1 colher de sopa de fermento em pó químico.

              Bata as claras em neve e reserve.

Bolo de suco de uva


              Bata a margarina com as gemas e o açúcar, até ficar um creme claro.
              Peneire juntos, a farinha, a maizena, o sal e o fermento.
              Coloque, na batedeira, alternadamente, a mistura de farinha e o suco de uva.
              Use um suco de boa qualidade, porque o aroma e o sabor são imperdíveis.
              Costumo desligar a batedeira e continuar batendo, com uma colher de pau, para incorporar mais ar, por 1'ou 2'.
              Só depois acrescento as claras em neve, delicadamente, para aerar ainda mais.
              Despeje em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
              Só ligo o forno quando começo a bater as claras em neve.
              Coloque o bolo para assar.
              Para saber se esta pronto, espete um palito ou uma faca, se sair limpo, sem vestigios de massa crua, está pronto.

              Meu pai fazia o bolo simples e ja era uma festa. Mas, se você quiser incrementar faça a calda abaixo e despeje sobre o bolo, assim que retirar do fogo.



Calda de suco de uva


               Calda:

               - 500 ml de suco de uva concentrado;
               - 1/2 xícara (das de chá) de açúcar.

               Misture o suco com o açúcar.

Calda de suco de uva


                Leve ao fogo até reduzir a 1/3.

Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.


4 comentários:

Anônimo disse...

maravilha a receita do bolo de uva

Gisavasfi disse...

@Anônimo:l É tão maravilhosa, quanto simples. E quando é feita pelo pai da gente, é simplesmente impagável.

Valeuzão pela presença e pelo comentario. Abraços. :d

Dona Jô disse...

:w
:y

Gisavasfi disse...

@Dona Jô:o :l:l:l :r

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar.
Se quiser usar os emoticons, isolados ou formando frases, basta copiar o código ao lado do emoticon escolhido ( :a , por exemplo).
Não se esqueça de colocar os dois pontos (:) antes de cada letra, senão os códigos não funcionarão.
Por exemplo:
Sejam bem-vindos!
S e j a m b e m - v i n d o s !
:S :e :j :a :m :b :e :m - :v :i :n :d :o :s !
Depois de publicado o emoticon(s) aparecerá(ão).

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z