14 de dez de 2012

Avatar

Banana caru ou roxa ou São Tomé



Banana caru ou roxa ou São Tomé

                Há algumas semanas meus vizinhos, Deo e Su, me presentaram com um lindo cacho de bananas de uma cor que eu nunca tinha visto.
                Nós já trocamos mudas de plantas algumas vezes, a mãe da Su de vez em quando me surpreendia com alguma muda nova. D. Neia mudou-se, mas uma ou outra vez troco com a Su.
                Tenho um limoeiro cravo enorme no quintal e como fiz muitas mudas, dei algumas para a Su, que as plantou em vasos.
                Os dela estão dando tantos frutos, quanto o meu, o que prova que com cuidados e carinho, as plantas sempre retribuem.
                Desta vez eles plantaram varias bananeiras, o que me surpreendeu muito, já que as bananeiras dividem um espaço aproximado de 5 x 3 m, mais ou menos, com pitangueiras, videiras e mais outras plantas.
                Com certeza os cuidados com as podas, adubagem e rega correta têm feito o milagre nos nossos quintais.
                Então, quando eles cortaram os cachos, acabei ganhando uma parte.
                E se eu já estava encantada com a cor das bananas ainda verdes, fiquei deslumbrada com a cor delas quando amadureceram.


Banana caru ou roxa ou São Tomé
        
                Elas adiquiriram um tom coral maravilhoso e as pontas levemente amareladas.

                Eu já havia fritado algumas ainda verdes.
                Aqui onde moro atualmente aprendi a preparar pratos os mais variados, com frutas verdes.
                E como já havia feito bananas chips há 2 ou 3 anos, resolvi provar as bananas caru verdes.
                Pela textura ela me lembrou muito batata doce frita, quando as fritamos cruas, em rodelas. O que me agradou muito, porque sou fã de batatas doces fritas.


Banana caru ou roxa ou São Tomé

                Agora fritei as bananas já maduras e ficaram ótimas.

                Eles me disseram que este é um tipo de bananas que só pode ser consumida frita ou assada, e foi o que li na maioria dos sites que pesquisei, mas, em apenas um dos sites descobri que podem ser consumidas in natura, sim, e o sabor é semelhante ao de banana d'água.
                Banana d'água não é a minha preferida, não.
                Prefiro a banana prata.
                Mas vou experimentar a caru para saber se é melhor in natura ou assada.
                A aparencia realmente lembra a da banana d'água, só que ela é mais firme.
                A banana dágua para ser frita deve estar muito firme, senão ela desmacha.
                Enfim, achei a cor tão maravilhosa que quis compartilhar.

                Muito obrigada, Su, muito obrigada, Deo, pelo presente simplesmente maravilhoso que vocês me deram!!!!

    Para ver receitas com frutas acesse o Índice 2 ou o Índice 3.


0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar.
Se quiser usar os emoticons, isolados ou formando frases, basta copiar o código ao lado do emoticon escolhido ( :a , por exemplo).
Não se esqueça de colocar os dois pontos (:) antes de cada letra, senão os códigos não funcionarão.
Por exemplo:
Sejam bem-vindos!
S e j a m b e m - v i n d o s !
:S :e :j :a :m :b :e :m - :v :i :n :d :o :s !
Depois de publicado o emoticon(s) aparecerá(ão).

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z