Segredos para um pão de qualidade     Segredos para um bolo perfeito     Segredos para preparar licores     Segredos para preparar tortas crocantes     Segredos para preparar biscoitos     Segredos para um bom suflê     Segredos para um bom risoto     Segredos para fritar sonhos     Brigadeiros variados     Como caramelizar docinhos     Massas básicas para tortas doces     Massas básicas para tortas salgadas     Massas básicas para empadas doces     Massas básicas de empada     Tortilhas e nachos     Pectina caseira     Açúcar, extrato e pasta de baunilha     Buttermilk e manteiga caseira     Carne seca artesanal     Defumando carnes em casa     Defumando peixes em casa     Esterilizando vidros de conserva     Farinha de banana verde e biomassa     Fermento natural, massa biga e massa poolish     Germinando grãos     Leite de soja, de coco e de oleaginosas     Restaurando assadeiras de alumínio     Glucose caseira     Fondant caseiro     Açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro     Fios de ovos     Cones de papel para amendoim e outros     Meus segredos

Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

26/04/2017

Pão recheado com queijo cremoso


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Pão recheado com queijo cremoso 1

                É notório que uma boa apresentação é muito importante na culinária.
                Afinal também "comemos" com os olhos.
                De vez em quando uma modelagem de pão chama a minha atenção e com estas lindas florzinhas de massa de brioche não foi diferente.
                Então resolvi preparar os pãezinhos em duas versões: salgada e a versão original doce. Ambas maravilhosas.
                Faça como eu, prepare as duas versões e delicie-se.


19/04/2017

Azeites defumados


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Azeites defumados 1

                Ano passado, na final de uma competição culinária, uma competidora saborizou um azeite com um carvão em brasa.
                Achei muito interessante e depois disso vi mais 3 ou 4 chefs usando o mesmo recurso para saborizar o azeite.
                Recentemente estreou um novo programa em que todos os pratos são "defumados" em um braseiro.
                Bom, eu já havia feito uma postagem sobre óleos e azeites aromatizados e tenho feito muitos pratos defumados (peixes, aves, carnes...), então resolvi fazer este azeite defumado com carvão em brasa, outro azeite defumado com a minha serragem caseira e saborizado com algumas especiarias e ervas frescas.
                O resultado vocês podem ver a seguir.
                A propósito, o azeite saborizado com carvão tempera carnes vermelhas grelhadas, os demais azeites podem ser usados sobre qualquer preparação dependendo da serragem e das ervas desidratadas ou frescas usadas. Inclusive há quem saborize azeite com fava de baunilha para ser usado sobre frutas frescas ou sorvetes.
                Prepare pequenas porções de azeite, para consumo em até 1 mês, principalmente os com ervas frescas. Óleos e azeites ficam rançosos e estes azeites aqui estão alterados pelo aquecimento e pelos ingredientes extras.


12/04/2017

Queijadinha do Auli Junior


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Queijadinha do Auli Junior 1

              Eu já havia publicado esta receita de queijadinha aqui, junto com outras receitas de queijadinha, mas a queijadinha do meu irmão Auli Junior é tão maravilhosa que merece uma postagem única.
              Quando eu fiz a queijadinha do meu irmão, eu fiquei meio frustrada porque não ficou igual à dele. Nem na aparência, muito menos no sabor.
              É até natural, já que a mão do chef, o toque pessoal de cada um realmente faz a diferença na execução de uma receita.
              Mas olhando bem as fotos que tirei quando fiz a receita dele para postar no blog, vi um erro crucial, que meu irmão nunca cometeria: troquei o queijo minas padrão pelo queijo da canastra, já ralado e industrializado. Meu irmão jamais faria isso. Ele é muito exigente com os ingredientes que usa. E isso faz TODA a diferença.
              A queijadinha com o queijo da canastra industrializado não ficou ruim, não. Mas sem dúvida, NÃO É a queijadinha do Junior. Foi mal, maninho. Perdoe a minha heresia!!!!!!
             Então atenção à escolha dos ingredientes.
             No final eu posto uma foto do queijo minas padrão, que é diferente do queijo minas frescal.
             Mas, na falta do queijo minas padrão, não deixe de fazer a queijadinha. Só procure comprar um queijo bom, 1/2 cura ou curado, e em pedaço, para poder ralar em casa. Também faz muita diferença ralar o queijo e o coco na hora. Eles mantém a umidade e o sabor.
             E para quem quer ver o resultado da receita com ingredientes diferentes acesse aqui.


05/04/2017

Licor de jabuticaba


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Licor de jabuticaba 1

                Este foi o primeiro licor que eu tive vontade de fazer.
                Se não me engano, vi a receita pela primeira vez no livro da D Benta - Comer Bem e sempre fiquei encafifada (glup! Entreguei minha idade! Ai, meus sais...) com o fato de ter que colocar um pedaço de carvão dentro do vidro, junto com as frutas.
                Como nunca fui de beber, acabei adiando o preparo do licor.
                Mas, quando fui preparar meus licores para fazer as trufas (ano passado) achei um pote com jabuticabas congeladas.
                Não é o ideal e as jabuticabas estavam meio desbotadas, mas até que o licor ficou com uma cor bonita e ficou muito gostoso.
                Ah! O carvão?
                A única explicação que ouvi é que a jabuticaba é a única fruta que fermenta de um jeito inadequado para um licor e o carvão funciona como filtro para inibir esta má fermentação. E não se preocupe, o mesmo carvão é usado para filtrar a nossa água do dia a dia. E ninguém tira água preta do filtro, né?
                Então mãos à obra!