13 de mar de 2011

Esterilizando vidros de conserva


Esterilizando vidros de conserva 1


              Existem diversos tipos de vidros que podem ser usados para conservas.
              Existem os que já vem com tampa acoplada e com um anel de borracha para vedação.
              É possível também, reutilizar vidros de conservas industriais, mas os cuidados, neste caso, devem ser redobrado. As tampas devem ser descartadas, sendo substituídas por tampas novas, já que, uma vez abertas, dificilmente elas fecharão hermeticamente outra vez.

              Veja a diferença entre uma tampa usada (1) e uma nova (2).

Tampas para vidros de conserva

              A tampa usada apresenta ferrugem nas garrinhas, a borracha de vedação já está com um sulco bem profundo (perdeu a sua elasticidade) e está manchada pelo uso, o que não acontece com a tampa nova.
              Além disso, o esforço para brir um vidro de conserva que foi selado a vácuo faz com que a tampa entorte, o que vai impedir uma vedação perfeita a partir dai.
              Hoje em dia é até muito fácil encontrar as tampas para venda separadamente dos vidros.



              Esterilizando na água fervente.

              Lave muito bem vidros e tampas, com uma esponja nova separada só para este fim e detergente neutro. Separe panos de pratos e, se possível, até panelas só para preparar as conservas.

Esterilizando vidros de conserva 2

              Nesta primeira esterilização, com os vidros vazios, eu costumo colocá-los cheios de água, em uma panela, completo com mais água até cobrir todos os vidros. Deixe ferver por 20' contados a partir do início da fervura.
              Coloque as tampas junto com os vidros.
              Ou ferva tampas e vidros em separado, se não couberem juntas na panela.
              Vidros com tampas de plástico são desaconselhados primeiro porque o plástico é poroso, portanto permite a passagem de bactérias e fungos, o que impediria que a conserva fosse guardada por muitos meses, e depois as tampas amolecidas pelo calor da fervura com os vidros já cheios irão se moldar aos vidros e quando esfriarem será quase impossível abrir os vidros e se perderá toda a produção.
              O ideal é, mesmo que você tenha comprado vidros com tampas de plástico, que se compre tampas avulsas de metal.
              Deixe a água esfriar, forre uma assadeira limpa ou um balcão com os panos de prato de uso exclusivo para conservas, coloque os vidros emborcados sobre os panos e as tampas e cubra tudo com outro pano de prato. Deixe secarem naturalmente.
              Use um pegador de metal para retirar os vidros e as tampas da panela, para evitar contaminação.


            Esterilizando no forno.

            Lave os muito bem, sempre com esponja nova e detergente neutro.
            Pré aqueça o forno, temperatura alta por 15' antes de colocar os vidros lá.

Esterilizando vidros de conserva 3

            Coloque os vidros, deixando espaço entre eles, em uma assadeira, emborcados, e leve ao forno por mais 20'.
             Desligue o forno e só abra o forno depois de totalmente frio.
             Enquanto isso ferva as tampas em água por 20'.
             Prefiro ferver as tampas em água para não correr o risco de perder os anéis de vedação, que são de borracha.
             Ao retirar os vidros do forno, junte-os para abrir espaço na assadeira, forre a ponta com um pano de prato limpo e  coloque as tampas sobre o pano de prato, com auxílio de uma pinça/pegador de metal.
             Cubra os vidros e tampas com um pano de prato, até a hora de usar.



              Envase as tuas conservas, enchendo os vidros até as bordas e feche hermeticamente.
              Coloque um pano de prato grande, dobrado, no fundo de um panelão, arrume os vidros de conservas, em pé, sobre o pano de prato, cubra com água quente e leve para ferver por 20'.
              CUBRA TOTALMENTE OS VIDROS!
              Lembre-se sempre que uma conserva mal preparada ou mal esterilizada é extremamente perigosa para a saúde. É melhor preparar quantidades pequenas de uma geleia ou conserva do que arriscar a saúde da família.

Esterilizando vidros de conserva 4

              O pano de prato no fundo da panela serve para equilibrar o calor de dentro dos vidros com o calor da água.
             Principalmente se você estiver fazendo conservas doces, quando você coloca o fundo dos vidros direto em contato com o fundo da panela, o calor do metal vai aquecer muito mais o conteúdo dos vidros, fazendo com que a pressão interna dos vidros seja maior do que a externa, causando o estouro das tampas e, consequentemente, fazendo com que se perca toda a conserva.
              Acredite-me: já passei por isso e já fiquei com cara de tacho (sem trocadilhos) por perder toda uma produção.
              O pano de prato distribui o calor por igual e durante a fervura, todo o ar que ainda restou nos vidros é expelido criando o vácuo que vai proteger a conserva de fungos e bactérias.
             Providencie panelões para ferver vários vidros ou use uma cuscuzeira alta, quando for esterilizar apenas um vidro de compota.

                Para finalizar, depois que envasar e esterilizar novamente os vidros, aplique um lacre termoencolhíveis na tampa de cada vidro, mesmo que as compotas e geleias sejam só para consumo caseiro.
                Os lacres são baratinhos, cerca de R$ 0,10 cada e complementam a vedação, principalmente em cidades muito úmidas, com tendência maior ao mofo.
                E são muito fáceis de aplicar, bastando ter uma fonte de calor, seja um soprador de ar quente, um secador de cabelos ou até uma panela com água fervente.

Esterilizando vidros de conserva 5

              Os lacres são anéis de plástico e existem em todos os tamanhos dos vidros de conserva. Aliás existem lacres para garrafas também.
              Depois de esterilizar, preencher e esterilizar novamente as compotas, encaixe um lacre sobre a tampa, centralizando bem, deixando uma folga tanto para cima da tampa, quanto para baixo.
              Ligue o soprador (imagem 3 da foto acima) ou o secador de cabelo e aponte o jato de ar quente em direção ao lacre. Ele irá se ajustar à tampa.
              Se usar secador de cabelo compre um apenas para este uso e guarde-o junto ao material de conservas. Higiene é fundamental.
              Se quiser usar água quente, coloque água para ferver que seja suficiente para mergulhar a tampa dos vidros.
              Coloque o vidro, sem encostá-lo no fundo, girando-o para que a água fervente aja sobre todo o lacre na parte superior da tampa.
              Quando a parte superior tiver se acomodado na tampa, mergulhe o vidro encostando a tapa no fundo da panela por alguns segundos, para que a parte inferior do lacre também se acomode ao vidro.
              Logo que possível postarei fotos deste processo.


              Se você é como eu, com certeza ama presentear a quem ama com seus quitutes e meus amados amam receber este tipo de presente. Então todo capricho é essencial.

              Boas experiências!

    Para ver outras receitas de molhos e temperos caseiros acesse o Índice 4.




Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros


18 comentários:

  1. É realmente necessario ferver os vidros após colocar o conteudo? Não é suficiente estereliza-los antes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jackeline. Tudo bem?
      Bom, se você está fazendo pouca geleia e vai consumi-la dentro de 1 mês não precisa necessariamente esterelizar o vidro depois de cheio, não. Mas conserve a geleia na geladeira e retire as porções que irá consumir, passando-a para um segundo pote. As migalhas de pão, bolo ou biscoito podem contaminar a geleia.

      Agora se você quer guardar alguns vidros por mais de 1 mês é absolutamente necessário esterelizar os vidros depois de cheios, sempre colocando um pano de prato entre o fundo da panela e os vidros. Esta esterelização irá retirar todo ar que estiver entre a geleia e a tampa, criando um vácuo e um ambiente estéril, o que vai conservar a geleia e a saúde de quem irá consumi-la.
      Algumas pessoas ainda selam a tampa aplicando parafina derretida para evitar qualquer entrada de ar. Como eu faço pequenas quantidades de geleia, eu não chego neste ponto.
      Espero ter tirado suas dúvidas.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ola adorei as suas dicas!Será que vc poderia me informar aonde encontro tampas plasticas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho.
      Você vai achar em casas que vendem essências. O site onde comprei minhas últimas garrafinhas está mudando e não vi muitas tampas para vidros de conserva.
      Este site aqui me chamou a atenção, mas ainda não fiz nenhuma compra lá, não.
      Vale a pena pesquisar sites na internet usando a tag tampas para potes de conserva para que você possa descobrir lojas virtuais perto de você e poder fazer uma simulação de frete.
      De qualquer forma este tipo de produto é vendido em casas de essências.
      Se for fazer compotas prefira as tampas metálicas. As tampas plásticas podem amolecer durante a fervura e aderir de forma indesejável ao pote quando esfriarem, ficando difíceis e até impossíveis de abrir depois de frias.

      Excluir
  3. Boa noite, gostaria de saber se posso usar este processo de esterilização com caldos e feijoada??? Agradeço e aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.
      Você pode fazer com qualquer tipo de conserva: caldos, feijoada, conserva de pimenta, picles, geleias.
      Lembre-se sempre de colocar um pano no fundo da panela e usar tampas novas, mesmo que os vidros sejam reutilizados. A borrachinha que veda a tampa deve estar intacta para uma vedação perfeita.

      Excluir
  4. Amei seu post! Gostaria de começar a conservar meu próprio molho de tomate. Esse processo funciona para isso também?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Carolina.
      Faça todo este processo com geleias, conservas de pimenta, molhos variados e, é claro, o teu molho de tomate. Assim você terá sempre a tua receita preferida pronta para consumo.
      Nada melhor, né?
      Seja sempre bem-vinda.
      Abraços.

      Excluir
  5. Patricia Mattana03/10/2016 23:51

    Ola. Adorei sua explicação, muito esclarecedora. Mas fiquei com uma duvida: após todo esse processo a conserva de doces de frutas pode ser mantida fora da geladeira?
    Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. Fico muito feliz que você tenha gostado.
      Com certeza você deve guardar fora da geladeira, se fizer todo o processo de pasteurização, que é a fervura dos potes já com a conserva e a aplicação dos lacres. Guarde em armário longe da umidade, por até 1 ano. Prefiro guardar por cerca de 9 meses, mas estas técnicas foram desenvolvidas em países onde a cultura das frutas é anual. As conservas serviam para que aqueles países tivessem frutas até a safra seguinte.
      Muita informação, né?
      Sendo direta: o correto é guardar os potes de conserva em um armário seco, por até 1 ano, e só colocar na geladeira depois de aberto, por até 1 mês.
      Seja sempre bem-vinda.
      Abraços.

      Excluir
  6. Onde eu compro essa seladora que vcs colocaram a foto? Amei essa seladora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que você se refira ao soprador de ar quente. Você encontra em lojas de ferramentas, de artigos para artesanato, grandes lojas de departamento e até pesquisando na internet. Ele é usado por vários tipos de artesãos e até técnicos que consertam computadores e notebooks. O mercado livre é um bom site para comprá-lo, lembrando que o site reúne vários vendedores diferentes, então é bom pesquisar o histórico do vendedor.
      Quando for procurar, seja nas lojas físicas, seja nas lojas on linne, procure por soprador de ar quente.
      Sucesso.

      Excluir
  7. Obrigada por suas informações, são muito precisas e úteis. Estou consultando com frequencia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia.
      Muito obrigada pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda.

      Excluir
  8. Em se tratando de antepastos, que contem azeite o método é o mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, inclusive o pano colocado no fundo da panela para distribuir o calor e evitar a pressão maior dentro dos potes e o estouro das tampas.
      Sucesso.

      Excluir
  9. Obrigada pela resposta Gisele. Adorei suas dicas. Parabéns pelo blog!!! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer.
      Muito obrigada pelo carinho e sempre que precisar, escreva.
      Beijos.

      Excluir

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Seja sempre bem-vindo(a).