24 de abr de 2012

Torta e empadinha de abóbora

Torta de abóbora
    

             Em matéria de tortas, eu sempre fui fã das mais tradicionais por aqui: banana, morango e limão, principalmente.
             De abóbora eu realmente nunca tinha pensado em fazer.
             Mas, de vez em quando em um filme americano, há referencias à este quitute tradicional por lá. E quando vi esta receita resolvi experimentar.
             Aprovadíssima!!!!!!!!!!
             De quebra, fiz uma empadinhas de doce de abóbora com o doce que fiz semana passada.
             Antes que me digam que eu exagerei (e exagerei mesmo, rsrsrs) fiz apenas 3 empadas no 0 e uma torta pequena.
             Amanhã é dia de reforçar o chá de amoras... ainda bem que tem muitas folhas no pé!!!!


               Torta:

               - 1 xícara (das de chá) de farinha de trigo;
               - sal;
               - 1/2 xícara (das de chá) + 1 colher (das de sopa) de gordura vegetal hidrogenada;
               - 4 colheres (das de sopa) de água;
               - 1 colher (das de sopa) de açúcar.

               Misture e deixe descansar por 1 h, na geladeira.
               Coloque na forma e leve para assar, por 15', a 180º.
               Coloque o recheio e leve ao forno, a 160º, por 1 h.



              Recheio:

              - 400 g de abóbora moranga;
              - 1 1/2 xícara (das de chá) de açúcar mascavo;
              - 1 colher (das de chá) de canela em pó;
              - 1 colher (das de chá) de noz moscada;
              - 1 colher (das de chá) de gengibre;
              - 1 colher (das de chá) de cravo em pó;
              - 1/2 xícara (das de chá) de leite;
              - 2 ovos;
              - 2 colheres (das de sopa) de glucose;
              - 1 colher (das de sopa) de farinha de trigo.

              Corte a abóbora em cubos e cozinhe, apenas pingando água de vez em quando.
              Deixe a abóbora bem sequinha e bata, no liquidificador, com os ingredientes restantes.
              Despeje sobre a massa e torne a levar ao forno.




Empadinha de abóbora

              Empadinha de abóbora:

              - 1 1/2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo;
              - 2 colheres (das de sopa) de açúcar;
              - 100 g de manteiga;
              - 1/4 colher (das de café) de bicarbonato de sódio;
              - 1 clara;
              - 500 g de abóbora menina;
              - 1 maçã;
              - 250 g de açúcar;
              - 1 pau de canela;
              - 4 cravos.

              Cozinhe a abóbora, com o mínimo de água, a canela e os cravos. Pingue água, se necessário.
              Retire a canela e os cravos e coloque no liquidificador, sem acrescentar água.
              Faça um purê, acrescente a maçã higienizada e cortada em pedaços, com casca e sementes e bata mais um pouco.
              Passe por uma peneira e leve ao fogo, com o açúcar, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar.
              Coloque a farinha de trigo em uma tigela e misture o açúcar e o bicarbonato.
              Misture e acrescente a manteiga gelada e amasse com a ponta dos dedos.
              Acrescente a clara de ovo.

Empadinha de abóbora



              Faça uma massa homogênea e amanteigada. Se preciso acrescente um pouco mais de manteiga.
              A quantidade de manteiga vai do gosto pessoal, mas, para mim, entre 100 e 150 g é o ideal para esta quantidade de farinha.
              Leve a massa para gelar por 1 h, para que o bicarbonato perca o poder de fermento e mantenha apenas a função de dar crocância à massa.
              Forre forminhas de empada no 0 com esta massa, coloque uma colher, das de sobremesa de doce de abóbora e feche com uma tampinha de massa.
              Se quiser, pincele uma gema e leve para assar.
              Rende 12 a 13 empadinhas.

Para ver outras receitas de tortas doces e outras técnicas acesse o Índice 1.
Para ver outras receitas com empadas e sobremesas acesse o Índice 6.



Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros


2 comentários:

  1. Ahahah GI Mestre Cuca! Acontece que não vamos precisar daquela colher com buraco no meio! A tortinha acima pode ser comida com garfo! Que sorte a nossa!!!!!!!!!!!

    Eu só não gosto de abobora na comida salgada, em receitas para doce eu já me interesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk
      Viu só, que prático????
      Aquela colher vai servir de adorno, rsrsrs.
      Eu sempre gostei mais de abóbora em comidas salgadas. Amo abóbora no feijão e meu exmarido pedia para cozinhar com a casca, que ele comia com gosto. Ai já era demais para mim.
      Mas sopa de abóbora, creme de abóbora sobre arroz branco... eu amo.
      Minha filha me colocou de castigo, mas foi um castigo brando. Só posso fazer doces a cada 15 dias e ela vai controlar o que vamos fazer, rsrsrs.
      Mas estou fazendo tudo em porções pequenas e concordo com ela. Moderação é tuuuudoooo!!!!
      Beijão, querida.
      É sempre um prazer te receber.

      Excluir

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Seja sempre bem-vindo(a).