Gelo transparente
Um dos meus seriados favoritos retrata o cotidiano de um batalhão de bombeiros.
Dentro da trama um grupo de 3 ou 4 bombeiros se uniu para administrar um bar onde todos se reúnem em seus momentos de folga.
Em um determinado episódio, o sócio majoritário do bar foi convencido a contratar uma colega bombeira como gerente e a primeira ação dela foi tentar convencê-lo a fazer gelo transparente.
Ela alegou que o gelo transparente era sucesso em todos os bares onde era servido, fidelizando o cliente.
Depois de muita insistência, ela finalmente conseguiu convencê-lo com 2 argumentos imbatíveis: com o gelo transparente eles poderiam cobrar até 50 centavos a mais em cada dose de bebidas e nem precisariam comprar uma nova máquina de fazer gelo, já que ela tem um primo que poderia fazer as adaptações necessárias.
Nem precisa dizer que a gambiarra que o primo fez provocou um incêndio sem maiores consequências já que a máquina em questão ficava em um anexo e os donos do bar são bombeiros, além do fato do incêndio ter ocorrido quando o bar estava fechado.
Curiosamente 1 semana depois de assistir a este episódio, um leitor me escreveu perguntando como se faz gelo transparente.
Eu já havia lido a respeito em um destes manuais do tipo Prof Pardal, então fui procurar o método.
A boa notícia é que não é necessário nenhuma máquina especial (claro que só se a produção for doméstica) e ainda dá para brincar muito com modelos.
Para ver outras dicas, curiosidades e técnicas acesse o Índice 1.
Para ver outras receitas de bebidas acesse o Índice 3.
Costumo fazer gelo em potinhos diferentes, para os mais diversos fins, então resolvi fazer dos dois modos, o mais comum (1) e o gelo mais transparente (2) para mostrar a diferença.
Para fazer o mais comum (1) basta encher as formas com água filtrada.
Como as minhas bandejas de gelo são pequenas, usei umas formas de acetato que comprei para fazer bombom, para preparar meus gelos.
Sem mistérios para fazer o gelo comum.
E sem mais delongas, também sem mistério para fazer o gelo transparente.
Não tem mistérios, é fácil, mas é trabalhoso.
Você vai precisar de água puríssima.
A nossa água, mesmo a filtrada, tem uma parcela de ar misturada nela, além de cloro, flúor e sabe-se lá mais o quê.
São estes componentes que, embora invisíveis a olho nu, ao congelarem turvam o nosso gelo.
Para se obter um gelo mais transparente é preciso eliminar ao máximo estes componentes.
Veja o procedimento para a água filtrada em casa.
Se você tem um filtro de barro (1), filtre a água 2 vezes. O tempo que o filtro de barro leva para filtrar a água já é suficiente para o cloro evaporar.
Se você tem um filtro acoplado à torneira da cozinha (2), encha uma chaleira ou leiteira com água filtrada, cubra o recipiente com um filó (tecido bem furadinho) e deixe a água descansar por uma noite.
Isso vai fazer o cloro evaporar.
Se você tem um filtro com ozonizador (4), use a função ozonizadora para encher a chaleira ou leiteira. Estes filtros geralmente tem duas funções, apenas filtrarem ou filtrarem e ozonizarem a água.
A partir daí, da escolha do método de filtragem, o processo é o mesmo em todos os casos inclusive se você for usar água mineral de confiança (3): colocar água filtrada para ferver, ferver por 15 minutos a contar do início da fervura, esperar esfriar totalmente e tornar a ferver por 15 minutos a contar do início da fervura.
O volume de água vai reduzir bastante.
Não agite esta água fervida, nem mexa nela com uma colher para não tornar a incorporar ar.
Em uma das vezes que fervi a água percebi uma película na superfície. Não sei o que era, se era algum produto químico ou impureza que o filtro não descartou.
Por isso filtrei novamente a água fervida usando um coador de papel e algodão hidrófilo.
Coloque algodão hidrófilo dentro do filtro de papel e este conjunto dentro de um porta filtro que seja usado só para este processo e filtre a água. NÃO use o porta filtro que você usa normalmente para fazer café.
Despeje a água nas forminhas bem limpas e secas e leve ao freezer.
O propósito do post de hoje é ensinar a fazer gelo transparente.
Mas já que estamos no freezer aqui vai outra sugestão: congele polpa de frutas nas cubas de gelo e depois passe-as para saquinhos próprios para congelamento.
Ao preparar seus sucos use estes cubos de polpa para gelá-los, sem deixá-los aguados.
Congele também frutas inteiras e em cubinhos para o mesmo fim.
Para ver outras dicas, curiosidades e técnicas acesse o Índice 1.
Para ver outras receitas de bebidas acesse o Índice 3.
Nenhum comentário: