E já preparando o Natal...
Esta receita eu vi neste blog aqui e achei muito legal, principalmente para complementar a decoração de pratos festivos, como os assados de fim de ano.
Achei que seria bem trabalhoso enrolar as pétalas, mas até que foi bem fácil.
Então servindo em uma travessa só para elas ou compondo uma travessa de assados, encante familiares e amigos com estas delicadas rosas.
Para poder encontrar com facilidade as receitas desejadas acesse o Mapa do blog.
Para ver outras receitas com legumes acesse o Índice 4.
Ingredientes:
- batatas grandes (1 batata rende 2 rosas);
- sal e azeite;
- papel alumínio;
- pano de sacaria.
Corte quadrados de papel alumínio, 1 para cada rosa que quiser preparar.
Descasque as batatas (1 ou 2 por vez) e passe pelo fatiador de legumes ou mandolin.
Não lave as fatias ou mergulhe-as em água porque vai retirar o amido natural da batata. Este amido ajuda a manter as fatias unidas.
Corte uma tira de um pano de sacaria. Panos de sacaria tem mil e uma utilidades. Eles são usados inclusive para fazer panos de prato ou panos de limpeza. Eu prefiro comprar os panos de sacaria brancos para utilizar na cozinha e os xadrezinhos para limpeza.
Recentemente cortei alguns panos de sacaria para preparar coadores e sobraram algumas tiras que vieram bem a calhar para esta receita.
Você pode usar plástico também para enrolar as fatias de batata, mas o plástico escorrega muito e fica mais complicado para segurar as fatias unidas.
Estenda uma tira entre 40 e 50 cm, do pano de sacaria ou plástico, e enfileire as fatias de batata sobrepondo as bordas. Coloque as fatias menores na ponta do início porque elas serão o miolo das rosas.
Com auxílio do pano enrole as fatias até formar a flor.
Deixe enrolada no pano enquanto unta 1 quadrado de papel alumínio com azeite. Eu usei o rolo menor e usei a largura do rolo como parâmetro para cortar os quadrados.
Coloque a rosa no centro do quadrado e puxe o papel alumínio para perto da rosa, começando pelo centro de cada lado e formando algo parecido com um catavento. Este movimento vai manter a rosa em pé e firme o suficiente para que você possa ajeitar as pétalas e ajustar a base.
Dobre cada uma das 4 pontas do catavento, sempre no mesmo sentido, para que todas as pétalas fiquem bem presas e a base fique firme.
Coloque todas as rosas em uma assadeira.
Polvilhe sal sobre cada rosa e regue cada uma com muito azeite.
Cubra com papel alumínio e leve para assar por 30 minutos, a 220º C.
Passados os 30 minutos, retire o alumínio e torne a levar ao forno até dourarem.
Para poder encontrar com facilidade as receitas desejadas acesse o Mapa do blog.
Para ver outras receitas com legumes acesse o Índice 4.
Nenhum comentário: