9 de out de 2010

Para pintar bolos




              Esta técnica é para aqueles bolos em que queremos uma cor mais escura ou intensa, o que torna inviável acrescentar corante na própria massa de glacê, já que seria preciso uma quantidade enorme de corante.

              Prepare o bolo e recheio escolhidos.

              Prepare uma argamassa misturando pontas do bolo esfareladas (sempre prepare uma receita maior de bolo quando tiver a intenção de decorá-lo) com o glacê escolhido para cobrir o bolo e aplique uma camada sobre o bolo.
              Este procedimento impede que o bolo comece a desmontar quando for coberto com a segunda camada de glacê e também que farelos indesejados sujem o glacê, estragando o resultado final.

              Nivele esta camada de argamassa e aproveite para tapar possíveis buracos provocados pelos cortes necessários para a montagem do bolo.
              Aplique uma camada generosa de glacê branco puro.
              Dilua corante comestível com álcool de cereais e coloque no compartimento indicado para este fim, na bombinha pulverizadora. Borrife sobre todo o bolo.
              Faça detalhes com pincel ou com glacê já tingido.
              Você pode arrematar a decoração colocando pó dourado ou prateado, sem diluir em álcool, em outro depósito avulso, encaixando na bomba e pulverizando o pó seco.



Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros


12 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu fico muito feliz com isso. Iza.
      Beijos.

      Excluir
  2. POR FAVOR PODE MIN AJUDAR GOSTARIA DE SABE COM FAZER ESSA DILUIÇÃO EM PUVARIZADOR , PARA PASTA AMERICA E QUAL COR PARA FAZER UM BOLO ROSA E MARROM ,POR FAVOR MIN AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Você vai ter que testar até achar o tom certo.
      Comece colocando 4 g de corante em pó para cada 20 ml de álcool de cereais. Coloque os ingredientes no depósito da bombinha e misture com um palito ou feche e agite o frasco.
      teste o tom, pulverizando um pedacinho de pasta americana.
      Acrescente mais corante até chegar no tom desejado.
      Pode usar corante em gel ou líquido também.
      Chegando no tom desejado é só mirar e pulverizar.
      Bjs.

      Excluir
    2. É necessário usar o álcool em gel mesmo se for para tingir tipo um laço ou um detalhe pequeno??? Posso aplicar o pó direito na pasta???? Sem álcool??

      Excluir
    3. Oi, Ligia.
      Na verdade não é álcool em gel, é álcool de cereais e esta técnica é para cobrir áreas grandes, evitando manchas e desperdício de material.
      Em áreas pequenas, que você faz usando um pincel, você pode aplicar só o pó ou se a peça a ser pintada estiver muito seca pode umedecer levemente o pincel com qualquer essência.
      Neste caso não precisa do álcool, não.
      Sucesso.

      Excluir
  3. O que eu faço com o álcool de cereais tingido que sobrou? Eu posso reutilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Karine. Guarde em um vidro bem esterilizado, bem fechado e em um armário longe da luz. Algumas cores desbotam com o tempo, outras já têm a cor acentuada, o que é fácil de corrigir acrescentando mais álcool de cereais.
      Álcool de cereais também serve para fazer essências e licores e quando envasamos essências e licores em vidros bem esterilizados, eles duram décadas. O mesmo se aplica às sobras de álcool tingido.
      Sucesso.

      Excluir
  4. Teria como improvisar esse pulverizadorzinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode improvisar com qualquer pulverizador. O problema é que é muito fácil entupir o bico destes pulverizadores e é fácil quebrar a mola que libera o líquido. Mas não custa tentar.
      Uma outra solução, só que bem mais cara, é usar um compressor de ar. Há modelos para artesanato em geral e artesanato culinário.
      Seja qual for o borrifador que escolher, e principalmente se quiser usar um borrifador comum, experimente em bolos de isopor para testar o jato.
      Sucesso. 🌹

      Excluir

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Seja sempre bem-vindo(a).