Achocolatado caseiro     Coquetéis de frutas     Suco e licor de tamarindo     Refrigerante caseiro de laranja     Maçãs e peras em compota     Salada de frutas     Filhós com calda de especiarias     Filhós da vó Anayde     Bolo quindão     Pudim de coco do Auli Jr     Pudim de laranja     Frozen iogurte e sorvete de manga     Suco e sorvete de pêssegos     Arroz de bacalhau     Baião de dois     Frango à passarinho com gengibre     Fricassé de frango     Carne assada no licor de amoras     Batatas ao forno     Salada Caprese     Salada crua com maionese de tangerina     Salpicão de frango     Caldeirada de cação com frutos do mar     Camarão com caju     Camarão no coco verde     Camarão com chuchu     Peixe com quiabo     Torta salgada de ano novo     Fogazza frita     Pizza da Beatriz     Sanduiche de forno     Soborô do jantaro     Tortilhas e nachos     Meus segredos
Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

09/10/2010

Para pintar bolos


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     

              Esta técnica é para aqueles bolos em que queremos uma cor mais escura ou intensa, o que torna inviável acrescentar corante na própria massa de glacê, já que seria preciso uma quantidade enorme de corante.
              Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.


              Prepare o bolo e recheio escolhidos.

              Prepare uma argamassa misturando pontas do bolo esfareladas (sempre prepare uma receita maior de bolo quando tiver a intenção de decorá-lo) com o glacê escolhido para cobrir o bolo e aplique uma camada sobre o bolo.
              Este procedimento impede que o bolo comece a desmontar quando for coberto com a segunda camada de glacê e também que farelos indesejados sujem o glacê, estragando o resultado final.

              Nivele esta camada de argamassa e aproveite para tapar possíveis buracos provocados pelos cortes necessários para a montagem do bolo.
              Aplique uma camada generosa de glacê branco puro.
              Dilua corante comestível com álcool de cereais e coloque no compartimento indicado para este fim, na bombinha pulverizadora. Borrife sobre todo o bolo.
              Faça detalhes com pincel ou com glacê já tingido.
              Você pode arrematar a decoração colocando pó dourado ou prateado, sem diluir em álcool, em outro depósito avulso, encaixando na bomba e pulverizando o pó seco.


Para ver outras receitas de bolos, caldas, recheios e coberturas acesse o Índice 2.


Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

43 comentários:

  1. POR FAVOR PODE MIN AJUDAR GOSTARIA DE SABE COM FAZER ESSA DILUIÇÃO EM PUVARIZADOR , PARA PASTA AMERICA E QUAL COR PARA FAZER UM BOLO ROSA E MARROM ,POR FAVOR MIN AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Você vai ter que testar até achar o tom certo.
      Comece colocando 4 g de corante em pó para cada 20 ml de álcool de cereais. Coloque os ingredientes no depósito da bombinha e misture com um palito ou feche e agite o frasco.
      teste o tom, pulverizando um pedacinho de pasta americana.
      Acrescente mais corante até chegar no tom desejado.
      Pode usar corante em gel ou líquido também.
      Chegando no tom desejado é só mirar e pulverizar.
      Bjs.

      Excluir
    2. É necessário usar o álcool em gel mesmo se for para tingir tipo um laço ou um detalhe pequeno??? Posso aplicar o pó direito na pasta???? Sem álcool??

      Excluir
    3. Oi, Ligia.
      Na verdade não é álcool em gel, é álcool de cereais e esta técnica é para cobrir áreas grandes, evitando manchas e desperdício de material.
      Em áreas pequenas, que você faz usando um pincel, você pode aplicar só o pó ou se a peça a ser pintada estiver muito seca pode umedecer levemente o pincel com qualquer essência.
      Neste caso não precisa do álcool, não.
      Sucesso.

      Excluir
  2. O que eu faço com o álcool de cereais tingido que sobrou? Eu posso reutilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Karine. Guarde em um vidro bem esterilizado, bem fechado e em um armário longe da luz. Algumas cores desbotam com o tempo, outras já têm a cor acentuada, o que é fácil de corrigir acrescentando mais álcool de cereais.
      Álcool de cereais também serve para fazer essências e licores e quando envasamos essências e licores em vidros bem esterilizados, eles duram décadas. O mesmo se aplica às sobras de álcool tingido.
      Sucesso.

      Excluir
  3. Teria como improvisar esse pulverizadorzinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode improvisar com qualquer pulverizador. O problema é que é muito fácil entupir o bico destes pulverizadores e é fácil quebrar a mola que libera o líquido. Mas não custa tentar.
      Uma outra solução, só que bem mais cara, é usar um compressor de ar. Há modelos para artesanato em geral e artesanato culinário.
      Seja qual for o borrifador que escolher, e principalmente se quiser usar um borrifador comum, experimente em bolos de isopor para testar o jato.
      Sucesso. 🌹

      Excluir
  4. Existe algum outro tipo de bebida que possa usar no lugar do álcool de cereais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais.
      Existe sim. Use vodka, que não tem sabor ou aroma (é neutra).
      Sucesso.

      Excluir
  5. Ola pode ser a anilina em gel também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, algumas marcas de corante em gel são bem concentradas.

      Excluir
  6. Olá! Agradeço muito pelas dicas do blog! Poderia me dizer se há outro tipo de solução não alcoólica para diluir o corante em pó? Não trabalho com nada alcoólico pela religião! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guerreira Mulçumana.
      Entendo bem as questões religiosas e as respeito. Minha religião não é radical, mas cresci sem bebidas em casa e faço licores apenas para uso culinário.
      Mas você não usa nem mesmo as essências? Elas são alcoólicas e até podem ser usadas para diluir o corante, só que o sabor vai ser intenso.
      O álcool de cereais é o indicado para diluir corantes em pó por dar uniformidade à cor e secar rápido, evitando manchas.
      Se você estiver fazendo doces ou bolos com a superfície firme, como por exemplo pasta americana, pode usar um pincel seco para aplicar o corante. A desvantagem é que com o pincel usamos muito mais corante.
      Sinto muito, mais não conheço outra forma de diluir o corante, só com o álcool ou com as essências também alcoólicas.
      Já que é possível pintar com pincel seco, experimente colocar o pó puro no borrifador. Vai ser mais trabalhoso (eu nunca tentei) e vai dar mais trabalho acertar o tom, mas pode dar certo.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda.https://3.bp.blogspot.com/-K-Pz5Pac-XU/Wv5n2RWUC-I/AAAAAAABWj4/CdS9InSAbeATZUc18RVCVbZyl9F3-_y9gCLcBGAs/s36/ticon%2B23.png

      Excluir
  7. Gente amei as dicas. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer compartilhar o que é bom.
      Muito obrigada pelo carinho em comentar.
      Seja sempre bem-vinda.https://3.bp.blogspot.com/-K-Pz5Pac-XU/Wv5n2RWUC-I/AAAAAAABWj4/CdS9InSAbeATZUc18RVCVbZyl9F3-_y9gCLcBGAs/s36/ticon%2B23.png

      Excluir
  8. Só pode diluir no álcool de cereais ? Ou qualquer outro que contenha álcool pode ser usado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nunca testei em outro álcool, mas creio que em vodka vai diluir muito bem. Vodka seria a minha escolha por não ter sabor muito ativo e assim não vai interferir com os sabores do bolo.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  9. Posso mistura corante liquido com alcool de cereais para da umas cores claras no chantininho ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque não é necessário e você vai perder o ponto. O ideal é usar corante em gel e aplicar uma pontinha apenas de corante. Pegue o corante com a ponta de um palitinho e aplique o mínimo possível.
      Já que você está usando o corante líquido e quer uma cor bem clara, coloque uma gota de corante em parte do chantininho e acrescente mais chantininho se quiser clarear, mas eu acho que uma ou duas gotas já deixarão a cor bem clarinha.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
    2. Oi de novo.
      Respondi à você pensando que você queria misturar o corante no chantininho. Neste caso você não deve usar o álcool, não.

      Mas se você quer borrifar um bolo já coberto com chantininho na cor natural dele, para dar nuances ou mesmo cobrir toda a cobertura, pode usar o corante líquido sim.
      Só faça testes em uma placa de isopor coberta com o teu chantininho para acertar a tonalidade. Use uma bandejinha de isopor destas que vem com frutas ou frios ou mesmo cubra um pires ou prato com o chantininho. Misture o corante líquido com o álcool no borrifador e borrife a área de teste. Acrescente álcool se a cor ficou muito forte.
      Me desculpe pela falta de atenção. Às vezes a ansiedade de responder me atrapalha um pouco.
      Sucesso!

      Excluir
  10. Obrigada pelas dicas! Achei o que queria justamente na sua última resposta ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso!

      Me desculpe pela demora em responder, mas estou com dificuldades com minha internet e a quarentena não está ajudando.

      Fico feliz que tenha achado a resposta que procurava.
      Mais uma vez me desculpe e seja sempre bem-vinda.

      Excluir
  11. Se eu deluir com cachaça fica o sabor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza vai ficar com o sabor da cachaça que você usar.
      Seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  12. Olá, quero saber se fica com gosto de álcool no chantily usando o álcool de cereais para a diluição do pó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar com um gosto residual dos cereais que deram origem ao álcool. Muito, muito leve esse gosto residual, a maioria das pessoas nem percebe, mas não de álcool.
      Um opção é usar a vodka que não tem cheiro, nem sabor e não deixa nenhum resíduo de álcool.
      Uso a vodka para todas as receitas em que não quero gosto residual de álcool, desde as essências até caldas ou assados doces ou salgados.
      Seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  13. Olá. Pode usar o corante que já vem liquido pra borrifar? Ou o gel ou mesmo o pó são melhor opção,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Briela. Nunca tentei usar o corante líquido não.
      A princípio não há nada que impeça, mas acho que é mais difícil controlar a tonalidade e a rentabilidade.
      Acho que o gel e o em pó são mais fáceis de trabalhar, rendem mais porque as cores são mais intensas.
      Se você comercializa seus bolos o ideal é investir em produtos que te deem mais rentabilidade, como o gel ou o pó, que inclusive podem ser usados em chocolate e em vários glacês.
      Se você, como eu, só faz para a família pode usar os corantes líquidos. Nesse caso é até melhor, porque não terá muitos corantes guardados.
      E quando for diluir o corante em gel vá acrescentando o álcool, seja de cereais, seja vodka, aos poucos. Assim o gel vai diluir perfeitamente.
      Aliás é uma boa dica para diluir qualquer corante, colocar o álcool aos poucos.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda.

      Excluir
  14. Oi , queria tirar uma dúvida,na bombinha de pintar obolo,tem que ser só o corante em pó?tem uma marca específica? própria só para bombinha,ou pode ser corante em pó o mais em casa conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não tem uma marca específica, não.
      A principio você pode usar qualquer corante, mas é claro que vai precisar testar o rendimento e a capacidade de cobertura de cada fabricante. E isso é algo que devemos fazer mesmo quando não usamos bombinha.
      Em alguns casos você pode usar até o corante líquido, mas friso que deve testar o rendimento dele.
      Ser mais barato não significa que é de qualidade inferior, mas devemos testar e anotar em um caderninho as características de cada fabricante.

      O mais importante quando você for usar ou testar um novo corante na bombinha é diluir aos poucos qualquer tipo de corante, seja em gel, seja em pó.
      Coloque pouco corante e pouco álcool ou vodka no começo, apenas o suficiente para criar uma solução. Depois acrescente mais álcool ou vodka até chegar no tom desejado. Colocar todo o álcool ou muito álcool de uma vez pode dificultar a diluição do corante, principalmente se for em gel.
      Algo parecido acontece com a maionese caseira, se colocamos azeite de uma vez a maionese desanda.

      E não custa nada lembrar: pós brilhantes, glitters e pós decorativos podem ser aplicados com a bombinha, mas não recebem álcool e a bombinha deve ser usada de cabeça para baixo. São usados para acabamento final e como não vai álcool é preciso que a bombinha esteja de cabeça para baixo para o pó sair com a pressão necessária.
      Sucesso e se precisar escreva de novo.
      Seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  15. Olá. Gostei das dicas
    .eu usei o corante em gel, mas não gostei do resultado, ficou uns pedaços de gel, que entupia a bombinha.. agora tou curiosa pra experimentar o em pó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Briela. Muito obrigada por retornar com sua experiência. Vai ser útil para muitas pessoas.
      Mesmo acrescentando o álcool diluente em pequenas quantidades isso aconteceu?
      Tomara que tenha sido um problema pontual.
      Já passei por experiência parecida com artesanato não culinário também e tive mais sucesso em uma segunda tentativa.
      Com certeza você encontrará o melhor produto para você.
      Seja sempre muito bem-vinda.

      Excluir
  16. O corante em gel diluído no álcool de cereais aplicado no bolo na cor preta não amarga. Pois cores fortes sempre amargam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua informação.
      Qualquer corante em excesso amarga, até mesmo os líquidos ou em pó.
      Felizmente a maioria das marcas tem se esmerado em aperfeiçoar suas fórmulas.
      E é por isso que cores fortes são aplicadas por fora, diluídas em álcool de cereais ou vodka. A Vodka ainda tem a vantagem de não ter sabor residual algum.
      Seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  17. Olá tudo bem?

    Gostaria de saber se pode utilizar corante líquido no burrifador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem. E com você?
      Sim, pode, sem problemas.
      Como com qualquer outro corante, você só vai precisar testar em uma pequena amostra do seu glacê ou cobertura escolhida para saber a concentração ideal e a distância do borrifador em relação à cobertura.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir
  18. Olá tudo bem?

    Pode me ajudar em uma dúvida o corante líquido pode ser usado no pulverizador?

    E é preciso misturar com o álcool pois se ele já é líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pode ser usado no pulverizador, sim, só vai precisar acrescentar mais álcool se o corante usado for muito forte.
      Os fabricantes em geral produzem várias linhas de corantes, uns mais concentrados do que outros. Então é sempre bom perguntar ao vendedor na hora da compra e sempre testar em uma parte do glacê.
      Costumo forrar uma forminha pequena ou mesmo um pratinho com uma parte da cobertura e uso para testar os corantes.
      Sucesso e seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir