Como tudo na culinária, o que diferencia um suflê de um SUFLÊ são os pequenos detalhes. É preciso ter calma, paciência e bom humor. Mas, isso é necessário sempre, não importa o prato que vamos preparar.
Para ver outras receitas de suflês doces e técnicas acesse o Índice 1.
Vamos à algumas dicas:
- Aqueça as clara, em banho-maria, até que elas atinjam a temperatura de mamadeira de bebê, ou seja , suportável ao toque. Se for fazer suflê doce, já acrescente o açúcar e mexa até o açúcar dissolver, ficando transparente. Se for salgado acrescente o sal apenas na batedeira. Isso manterá as claras firmes por mais tempo e o suflê também.
- Ao misturar as claras ao creme, acrescente primeiro apenas 1/4 das claras, misture delicadamente para "diminuir" o peso da massa e só então agregue as claras restantes, mexendo delicadamente de baixo para cima, de preferência com um fouet.
- Unte a forma com manteiga e salpique açúcar, no caso de suflê doce, ou farinha de rosca, no caso de suflê salgado.
- É mais fácil fazer suflês individuais porque eles assam melhor do que os suflês grandes e se mantém por mais tempo.
Depois que colocar o suflê nas formas, passe uma faca a 1,5 ou 2 cm da borda, fazendo um círculo completo, para que o suflê cresça para cima e não transborde pelas laterais das formas.
- Você pode assar os suflês em banho-maria ou não. Se fizer sem o banho-maria, o suflê ficará mais crocante, em banho-maria ficam mais macios. A escolha depende do teu paladar.
Mas sempre coloque a forma de suflê dentro de outra assadeira, mesmo sem água e principalmente se estiver fazendo suflê doce. O açúcar pode queimar rápido e uma assadeira vai proteger o suflê e permitir que ele asse por igual.
- Suflês em forma com capacidade para 3 xícaras, ficarão assados, em media, em 20'. Com capacidade para 8 xícaras ficarão prontos em media em 45'. Suflês de chocolate levam 10' a mais que os outros suflês. É claro que aqui também vai depender do teu paladar, se gosta dele mais cremoso ou mais sequinho. Ai há uma variação de 10'a 15'.
- Se estiver fazendo suflê doce, divida a quantidade de açúcar em duas, coloque metade com as claras, bata e reserve. Leve as gemas, também com a outra metade de açúcar, ao banho-maria e bata até ficar um creme fofo e claro. Isso contribuirá para manter o suflê por mais tempo.
- Aqueça o forno 10'antes de colocar o suflê. Forno baixíssimo.
Deliciem-se!
Atualização em 14 de dezembro de 2019.
Assistindo ao episódio 9 do Masterchef, a Revanche, o chef Érick Jacquin deu duas dicas preciosas que eu não poderia deixar de colocar aqui.
Afinal, estou também sempre aprendendo e amo aprender novos "pulos do gato".
A primeira dica é untar os ramequins usando um pincel e manteiga, fazendo movimentos de baixo para cima, ou seja, do fundo do ramequim até o topo.
A segunda dica é, depois de untar com manteiga e polvilhar o açúcar, leve os ramequins ao congelador antes de colocar a massa.
Obrigada chef Jacquin pelas dicas.
Para ver outras receitas de suflês doces e técnicas acesse o Índice 1.
D+!!! adorei as dicas dos suflês...
ResponderExcluirOlá, Maliza.
ExcluirQue bom que você gostou. Ah! Aproveito para te dar mais uma dica do chef Érick Jacquin, no último episódio do programa: untar com a manteiga fazendo movimentos de baixo para cima (do fundo do ramequim para o topo) e colocar os ramequins untados, polvilhados com açúcar na geladeira antes de colocar a massa.
Se você gosta de fazer bolos, pães, biscoitos, risotos e tortas crocantes também vai gostar de descobrir os segredos das receitas.
Acesse cada uma destas postagens pelo Índice 1, na subseção "Técnicas".
Ou no menu no alto, à esquerda, do blog, na aba "Meus segredos".
Muito obrigada pelo teu carinho em comentar e seja sempre bem-vinda.