"Gentem!"
Quando eu disse à minha filhota que eu queria fazer camarão com chuchu, ele deu um pitiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!
Vocês não tem "loção"! Ela fez um escândalo do tamanho do mundo.
"- Mas, como você OUSA misturar o nobre camarão com o reles chuchu?!?!?!?!?! Tem coisa mais sem graça do que o tal do chuchu???????? Você vai ofender o camarão, misturando-o com um chuchu." Rsrsrsrs.
Bom, aqui entre nós, ofensa mesmo é tirar o pobre, quer dizer, o nobre camarão do fundo do mar, do convívio da sua família e amigos e jogá-lo na panela. Mas, "abafa o caso", que grelhado, frito, aos quatro queijos, com coco verde ou seja lá como for, camarão é "tudibom".
E apesar de todos os protestos, lá se foi a minha linda filhota comprar os ingredientes. Como forma de protesto, ela me trouxe 01 (um, isso mesmo, HUM) só chuchu, esse pobre legume tão desprezado.
Não vou discorrer sobre as propriedades do chuchu, até porque precisaria fazer uma pesquisa básica. Mas, para quem gosta de fazer bolinhos em casa do tipo nuggetts, especialmente quando se usa aveia para dar consistência, o chuchu ralado deixa o nuggett mais macio e fofinho. E não interfere no sabor, só na textura.
Revoltas à parte, rsrsrs, consegui fazer o tal camarão com chuchu.
Por que fiz tanta questão? Porque minha voinha Anaide costumava fazer com frequência este prato. Confesso que não vejo muita graça no chuchu, mas este prato em especial tem sabor de saudade e de infância. Acho que podemos colocar qualquer legume, abobrinha, batata baroa, batata, cenoura... Ficaria até mais colorido.
Voinha, sinto tua falta! Minha família, esta receita é para todos nós!
Pena que as fotos não estão boas. Bom, agora, 28/12/2015, as fotos estão boas e tem 2 chuchus, rsrsrsrs.
Para ver outras receitas com frutos do mar ou legumes acesse o Índice 4.
Ingredientes:
- 700 g de camarões;
- 1 chuchu;
- 1 tomate;
- 1 cebola;
- 1 tirinha de pimentão verde;
- cheiro verde a gosto;
- sal e pimenta do reino preta;
- azeite;
- 4 ovos.
Descasque os camarões e lave muito bem as cascas e as cabeças em bastante água corrente.
Coloque as cascas e cabeças em uma panela com cheiro verde, metade da cebola, o pimentão, sal a gosto e 2 l de água. Ferva por 5'. Coe o caldo.
Você pode fazer o caldo sem os temperos também, só fervendo as cascas com água.
Coloque água só até nivelar com as cascas, não cubra com muita água para deixar um caldo mais concentrado
Use uma frigideira de fundo grosso ou uma de vidro. As panelas de vidro são excelentes porque, por serem muito grossas, não há o risco de as claras grudarem no fundo da panela. Além disso, as panelas de vidro retém melhor o calor e pode-se cozinhar qualquer coisa com muito menos líquido, o que acentua o sabor dos pratos. E, como são lindas, podem ser levadas à mesa. Você vai notar que, mesmo fora do fogo, o líquido continua borbulhando.
Rale a cebola restante e doure no azeite.
Junte o tomate picadinho e mexa amassando os cubinhos de tomate.
Acrescente o chuchu cortado em cubinhos, 500 ml do caldo das cascas de camarão e deixe cozinhar por uns 3', na frigideira tampada.
Pique o cheiro verde restante e coloque na frigideira.
Junte os camarões, corrija o sal, coloque a pimenta moída.
Se precisar, acrescente mais um pouco do caldo das cascas.
O líquido deve ficar no nível dos alimentos.
Se a panela que você estiver usando for de alumínio mais fino, coloque caldo acima do nível do alimento, porque a evaporação é maior e, se tiver pouco líquido na panela, os ovos podem grudar no fundo e queimar.
Quando levantar fervura, coloque os ovos, um a um. Quebre os ovos em uma tigelinha e só então coloque-o na frigideira para evitar desastres, como um ovo que já não esteja tão fresco.
Depois de colocar todos os ovos, tampe a frigideira e deixe os ovos cozinharem.
Sirva a seguir.
A propósito, como falei acima em nuggets preparados com aveia, quero dizer que em todas as receitas de bolos de carne ou qualquer receita que use farinha de rosca ou pão esfarelado para dar consistência eu costumo substituir o pão por aveia, que é mais saudável e ajudar a eliminar o mal colesterol. Em bolos de carne assados, nunca senti necessidade de colocar chuchu para deixar a massa mais macia, não. Mas, nos tais nuggets, sim. Sem o chuchu, a massa fica pesada e, depois de fritos, os nuggets ficam "duros".
Para ver outras receitas com frutos do mar ou legumes acesse o Índice 4.
Dois ingredientes de certa forma dicotômicos e olha só no que deu...
ResponderExcluirUma delícia de receita!
Abraços
Excluir:o rsrsrs. Olá, querida.
E para mim, ainda tem um temperinho a mais: saudades de "voinha" e seus carinhos.
Obrigada, pela visita e pelo comentario,bjs. :r
Olá gisele:
ResponderExcluirEu nunca vi e nem comi caviar, digo, camarão.
O meu estômago é meio sensível, mas o xuxu depende do dia.
Poucos alimentos não me dão alergia e das verduras, tão necessárias para a nossa saúde, o alface, couve e repolho são alguns dos poucos.
Por outro lado arroz e feijão foram muito bem criados por Deus.
ABS
Olá, Janio. Acho que com relação ao caviar, nós não estamos perdendo nada. Agora quanto ao camarão e às demais restrições, eu lamento por você, embora saiba que podemos nos acostumar com tudo.
ExcluirE quanto ao arroz com feijão, concordo integralmente com você.
Obrigada pela visita. Abraços. :l