Achocolatado caseiro     Coquetéis de frutas     Suco e licor de tamarindo     Refrigerante caseiro de laranja     Maçãs e peras em compota     Salada de frutas     Filhós com calda de especiarias     Filhós da vó Anayde     Bolo quindão     Pudim de coco do Auli Jr     Pudim de laranja     Frozen iogurte e sorvete de manga     Suco e sorvete de pêssegos     Arroz de bacalhau     Baião de dois     Frango à passarinho com gengibre     Fricassé de frango     Carne assada no licor de amoras     Batatas ao forno     Salada Caprese     Salada crua com maionese de tangerina     Salpicão de frango     Caldeirada de cação com frutos do mar     Camarão com caju     Camarão no coco verde     Camarão com chuchu     Peixe com quiabo     Torta salgada de ano novo     Fogazza frita     Pizza da Beatriz     Sanduiche de forno     Soborô do jantaro     Tortilhas e nachos     Meus segredos
Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

31/10/2011

Casquinha e copinho de chocolate


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Casquinha e copinho de chocolate

              Há cerca de 6 anos eu vi, em vários programas culinários, uma aula ensinando a fazer casquinhas para sorvete usando como molde balões de gás (sou carioca, gentem!!!), mas conhecidas como bexigas de látex.
              Sempre dei muita importância aos aniversários de meus filhos.
              Quando eles eram crianças, eu fazia o chamado "Dia de Rainha" ou "Dia de Rei". Neste dia, o(a) aniversariante era tratado(a) como rei ou rainha.
              Ninguém, nem mesmo eu, podia brigar com o(a) aniversariante, o Rei ou as Rainhas não faziam nada e nem mesmo iam à aula (tudo bem, os dois mais velhos fazem aniversario em julho e a caçula, bem, era só uma vez por ano, né....). E aquele era (e é) o dia mais importante doa no, já que neste dia ele(a) nasceu.
              Bom, há 6 anos, perto do aniversario da minha caçula, eu vi esta aula e resolvi fazer para o aniversário dela.
              Aproveitei que ela estava fazendo um curso, aos sábados e o dia inteiro, esperei ela sair e fiz varias cestinhas para todas nós duas. Foi um ano muito triste, mas o aniversario dela ficou muito colorido.
              Para ver outras formas de modelagem de chocolate acesse o Índice 3.


Casquinha e copinho de chocolate 2

              Preciso aperfeiçoar o acabamento, mas eu chego lá.
              Esta ai da foto, e a do aniversario de 6 anos atrás, eu fiz com balões de gás nº 00 porque eu recheei com ganache de chocolate.
              Acho que mousses ou ganaches ou até mesmo brigadeiro de colher, são muito doces e por isso devem ser servidos em porções menores.
              Se a intenção for servir sorvete, é melhor usar balões de gás nº 0 ou nº1, que são maiores.
              Eu não calculei a capacidade destes balõezinhos, não, mas a casquinha ficou quase do tamanho do copinho que fiz usando um copo descartável de 100 ml. Então deve ter ± a mesma capacidade.

Casquinha e copinho de chocolate 3

              Coloque uma porção de chocolate em um pirex ou tigela e encaixe sobre uma panela com água de modo que o vapor não toque no chocolate.
              Aqueça a água até começar a derreter o chocolate, desligue o fogo e mexa até toda a porção de chocolate derreter.
              Retire a tigela da panela apoiando em um pano de prato, para secar o fundo afastando o risco de pingar água no chocolate derretido.
               Acrescente mais uma pequena porção de chocolate ralado e mexa para temperar o chocolate (deixar na temperatura ideal).
               Para alguns, chocolate fracionado dispensa esta temperagem, mas prefiro fazê-la.
               Encha balões em número correspondente ao de sobremesas que irá preparar e procure deixá-los do mesmo tamanho. Lave e seque muito bem os balões, com cuidado para não estourá-los, para não deixar gosto nas casquinhas.

Casquinha e copinho de chocolate 4

              Depois de temperar o chocolate, passe-o para uma tigelinha menor e mergulhe os balõezinhos, um a um, até a metade.
              Eu gosto da borda irregular, rústica, mas se for comercializar procure deixar esta borda o mais reta possível ou com um desenho uniforme.
              Deixe escorrer o excesso de chocolate e apoie os balõezinhos em papel alumínio, deixando secar.
              Quando esta primeira camada secar, tempere mais chocolate e mergulhe novamente os balõezinhos, desta vez cuidando para que toda camada anterior de chocolate receba a segunda camada.
              Torne a deixar sobre o alumínio para secar e endurecer.
              Estoure o balãozinho e puxe com cuidado. O látex costuma ficar mais preso no fundo, já que o ar, ao sair, já "puxa" ou remove o que mantinha o látex preso nas laterais. Portanto, ele só continua preso no fundo.

Casquinha e copinho de chocolate 5

               Está pronto para usar.
               Ah! Se usar ganaches, coloque-a já gelada dentro das casquinhas.
               A minha estava morna e acabei perdendo 2 casquinhas, rsrsrsrs.



Casquinha e copinho de chocolate 6

              Esta também é uma bela ideia televisiva!
              Existem muitas formas no mercado, inclusive destes modelos novos, de 3 peças, que facilitam muito o trabalho. E até proporcionam um resultado melhor, já que a quantidade de chocolate já vem marcada na forma e o silicone faz com que o chocolate seja distribuído de maneira uniforme.
              Mas, se você não tem uma forma destas à mão, não deixe de fazer os copinhos por causa disso.
              Faça com copos descartáveis.

Casquinha e copinho de chocolate 7

               Os copinhos que usei são de 100ml (1) e 50ml (2).
               Eles devem estar bem sequinhas e como os copos vêm em pacotes selados, a higiene não é problema.
              Preencha os copinhos com chocolate temperado.
              Retire o excesso, passando o chocolate de um copo para o outro e depois de encher o último, despeje o excesso na panela/tigela com o chocolate temperado.
              Vire os copinhos em uma bandeja e leve para endurecer, na geladeira ou em temperatura ambiente. O chocolate bem temperado endurece muito bem em temperatura ambiente.
              O copinho emborcado vai fazer o chocolate escorrer e formar uma borda, que vai reforçar o copinho.
              Se achar necessário, faça uma segunda camada de chocolate e deixe endurecer.
              Quando o chocolate estiver duro, faça picotes na borda de todo o copo para rasgar o copo de plástico sem quebrar o de chocolate.
               Puxe as tiras do plástico e solte o copinho de chocolate da forma.

             Depois que fiz esta postagem, comecei a pesquisar sites de empresas que vendem chocolates e afins pela internet, já que está difícil encontrar alguns produtos onde moro.
            Achei, no site Barra Doce, uma dica valiosíssima que eu já conhecia, mas aplicada à parafina para se fazer velas. Descobri que se aplica ao chocolate também.

             " A melhor técnica para se fazer o pote de chocolate é encher ele com o chocolate e deixe-o reservado por 15 a 20 minutos em temperatura ambiente, para que o chocolate endureça um pouco e as bordas fiquem mais grossas (o chocolate endurece de fora para dentro).
Casquinha e copinho de chocolate 8

             Após este período, despeje o excesso de chocolate do pote para um recipiente e coloque-o sobre um pote ovalado (para que o pote com chocolate fique sustentado pela bordas do pote oval) em sua área de trabalho forrada com papel manteiga por 5 minutos. Aqui você também pode usar uma grade de confeiteiro ao invés do pote ovalado. Esta etapa fará com que todo o excesso do chocolate caia, mas ao mesmo tempo mantém uma camada grossa dentro do pote.
            Em seguida, pegue uma espátula reta e raspe a borda do pote tirando o excesso que tiver, deixando-a retinha e lisa. Coloque agora o seu pote emborcado para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve a geladeira para que o chocolate acabe de endurecer."
             Bom, como vocês podem ver nas minhas fotos, eu não precisei apoiar sobre um pote oval, apenas deixei o chocolate endurecer até formar uma borda na espessura que eu queria, despejei o excesso de chocolate (que ainda estava líquido) na tigela e emborquei o copinho para que qualquer excesso escorresse pela lateral.
             Depois é só cortar o copinho de plástico em tiras e soltar o de chocolate.

              Estes copinhos são uma boa opção de sobremesa para as ceias de fim de ano. Principalmente porque é uma época em que servimos vários pratos.
              É uma forma bonita e muito charmosa de servir doces em porções menores.




Casquinha e copinho de chocolate 9

              No segundo semestre de 2012 descobri que foi lançada  uma forma de silicone para fazer forminhas de brigadeiro em chocolate. Aquelas forminhas, metalizadas ou não, onde colocamos os docinhos já modelados.

Casquinha e copinho de chocolate 10

             Mas também é possível fazer estas casquinhas usando as próprias forminhas metalizadas como forma.
             Tempere o chocolate como para os outros modelos e coloque uma pequena porção dentro de cada forminha de alumínio.
             Puxe o chocolate para a borda, com o auxílio de uma colherinha de café, formando uma camada fina.
             Abra a forminha de alumínio, deixando-a no formato perfeito para receber o docinho.
             Deixe esta primeira camada secar. Aqui a preocupação maior é com o formato da casquinha.
             Quando o chocolate secar, aplique uma segunda camada de chocolate, cobrindo toda a forminha, e retire o excesso despejando o chocolate de volta na tigela.
              Emborque as forminhas sobre papel alumínio e deixe-as secando.
              Solte delicadamente a casquinha de chocolate da forminha de papel.

    Para ver outras formas de modelagem de chocolate acesse o Índice 3.


Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

12 comentários:

  1. Té aguei aqui de tanto chocolate amore...kkkkk Que delícia!!!! Adorei as ideias viu bom pra final de ano mesmo.
    beijos miga

    Mércia Canêdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é para aguar, minha linda? kkkkkk
      Aqui em casa tá tudo cheirando a chocolate, rsrsrs, até o celular da minha filha.
      Amanhã vou postar o panetone com o laço de chocolate e depois chocolate... ... ... .... só o ano que vem, rsrsrs.
      Valeu pela visita, queridíssima. Bjs.

      Excluir
  2. amei!vou fazer...!
    deve ser mto boom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito bom mesmo, rsrsrs. Fácil de fazer, visual lindo e gostooooooso.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
      Abraços.

      Excluir
  3. maaaravilhoooso ameiiiii

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS,SERA MARAVILHOSO FAZER ALGO DELICIOSO E BEM DIFERENTE NO NIVER DE MEU NETINHO.OBRIGADA PELA DICA MARAVILHOSA,FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicia!!!!!
      Me sinto realizada quando recebo um comentario destes. Muito obrigada e seja sem pre muito bem-vinda.
      Tenho certeza de que teu netinho vai se lembrar sempre deste carinho.
      Ainda lembro dos bolos e doces que minha vó fazia em nossos aniversarios e até nos fins de semana.
      Me inspiraram e inspiram até hoje.
      Um grande beijo, sucesso e felicidades para o aniversariante e toda familia.

      Excluir
  5. oiiii....adorei a ideia! qual a quantidade dos ingredientes e quantos potinhos deu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho do potinho que você for fazer.
      Creio que entre 70 g e 100 g de chocolate para cada copinho é o suficiente.
      Confesso que nunca prestei atenção à estes detalhes, até porque faço vários modelos ao mesmo tempo. Só faço para o consumo familiar, então este controle não é tão importante, ;-).
      Desculpe-me por não ser mais precisa.
      Beijos.

      Excluir
  6. 1 barra de chocolate da atos copinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelene. Confesso que não contei. Até porque fiz vários modelos no mesmo dia e quando faço aqui em casa, faço um número reduzido.
      Mas acredito que usando os balõezinhos nº 1 e uma barra de 1kg de chocolate, você deve conseguir entre 13 e 15 balõezinhos.
      Sucesso.

      Excluir