Achocolatado caseiro     Coquetéis de frutas     Suco e licor de tamarindo     Refrigerante caseiro de laranja     Maçãs e peras em compota     Salada de frutas     Filhós com calda de especiarias     Filhós da vó Anayde     Bolo quindão     Pudim de coco do Auli Jr     Pudim de laranja     Frozen iogurte e sorvete de manga     Suco e sorvete de pêssegos     Arroz de bacalhau     Baião de dois     Frango à passarinho com gengibre     Fricassé de frango     Carne assada no licor de amoras     Batatas ao forno     Salada Caprese     Salada crua com maionese de tangerina     Salpicão de frango     Caldeirada de cação com frutos do mar     Camarão com caju     Camarão no coco verde     Camarão com chuchu     Peixe com quiabo     Torta salgada de ano novo     Fogazza frita     Pizza da Beatriz     Sanduiche de forno     Soborô do jantaro     Tortilhas e nachos     Meus segredos
Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

14/12/2011

Torta brigadeiro com mel


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     
Torta brigadeiro com mel

              Há muitos anos, quando eu trabalhava em uma loja em um grande shoping do Rio de Janeiro, experimentei uma torta, em uma loja de departamentos, que era vendida por quilo, o que facilitava bastante a minha vida, já que eu podia comer um pedacinho pequeno, sem pesar na consciência, nem na balança, rsrsrs.
             Não que eu me preocupe com dietas. Não mesmo, ou mermo. Sou carioca!!!!!
             Mas, aquela torta em especial, era para ser degustada aos pedacinhos mesmo. Era muito doce e puxa-puxa.
             Era vendida como torta brigadeiro, mas pela textura e pelo sabor eu sabia que não levava leite condensado. Pedir a receita, nem pensar. Lojas de departamentos grandes terceirizam serviços de confeitaria.
             O jeito, então, era testar.
             Mas, começar por onde?
             Como já contei aqui, ao passar meus cadernos de receitas a limpo e tentando colocar as receitas parecidas próximas umas das outras, descobri uma receita que poderia ser a que eu queria. Eu dei o nome de 5 em 1, porque havia 5 receitas em meus cadernos, com os mesmos ingredientes, mas cada receita tinha seu modo de fazer e um resultado diferente.
              Eu até achei que era a tal torta. Mas me enganei.
              Em parte, porque meus instintos me diziam para tentar mais uma vez, fazendo algumas mudanças.
              E ... ... ... Tcharam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
              Consegui!!!!!!!!!!!!!!!!!
              A torta ficou com uma casquinha crocante, a parte interna macia e puxa-puxa.
              Uma delicia!
              E o melhor, dá para fazer em pequenas porções.
              Fiz uma receita e dividi em uma marmitinha de ± 10 cm Ø e uma forma de 13 cm Ø.
              Eu quis testar assar  com e sem banho-maria.
              Afinal, tudo o que eu tinha eram os meus instintos e uma receita básica que me deu um resultado muito diferente do esperado.
              Enfim, culinária é química, é alquimia, no popular: é "mistura mermo". De ingredientes e de sentimentos.
              Vamos à receita!


              Ingredientes:

              - 200 g de chocolate ou cacau em pó;
              - 200 g de manteiga;
              - 200 g de açúcar;
              - 2 colheres (das de sopa) de farinha de trigo;
              - 6 gemas;
              - 3/4 xícara (das de chá) de mel.

Torta brigadeiro com mel

              Misture o chocolate, a manteiga, o açúcar e a farinha de trigo e leve ao fogo, em banho-maria, até formar uma calda grossa.
              Retire do fogo e junte as gemas e o mel.
              Na receita original, a que chamei de 5 em 1, não vai mel e, além das gemas, as  claras também entram.
              A receita com as claras fica muito gostosa, mas fica mais alta, não fica puxa-puxa e o sabor muda.
              Depois de juntar o mel e as gemas (veja como congelar as claras aqui), volte ao banho-maria, mexendo sempre por mais 20'.
              Já ligue o forno, durante estes 20', para que esteja bem quente ao receber a torta. 250º.
Torta brigadeiro com mel              Se quiser uma calda para sorvete, leve só por mais 10' e passe para um vidro.
              Unte uma assadeira com margarina e polvilhe chocolate em pó.
              Coloque a calda de chocolate e leve a torta ao forno por 45', também em banho-maria.
              A que eu assei sem o banho-maria, além de queimar, não ficou com a casquinha de cobertura.
              Tanto uma, quanto a outra, desenformaram muito fácil.

              Só experimentei com mel, mas creio que pode ser feita com glucose de milho ou com glucose incolor.

Para ver outras receitas com sobremesas e gelatinas acesse o Índice 6.



Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

Nenhum comentário: