Achocolatado caseiro     Coquetéis de frutas     Suco e licor de tamarindo     Refrigerante caseiro de laranja     Maçãs e peras em compota     Salada de frutas     Filhós com calda de especiarias     Filhós da vó Anayde     Bolo quindão     Pudim de coco do Auli Jr     Pudim de laranja     Frozen iogurte e sorvete de manga     Suco e sorvete de pêssegos     Arroz de bacalhau     Baião de dois     Frango à passarinho com gengibre     Fricassé de frango     Carne assada no licor de amoras     Batatas ao forno     Salada Caprese     Salada crua com maionese de tangerina     Salpicão de frango     Caldeirada de cação com frutos do mar     Camarão com caju     Camarão no coco verde     Camarão com chuchu     Peixe com quiabo     Torta salgada de ano novo     Fogazza frita     Pizza da Beatriz     Sanduiche de forno     Soborô do jantaro     Tortilhas e nachos     Meus segredos
Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

23/01/2013

Maionese de ovo cozido


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     


Maionese de ovo cozido 1

               Muitas pessoas têm receio de fazer maionese caseira por causa das gemas cruas.
               Hoje em dia já é possível encontrar gemas e claras pasteurizadas em embalagens tetrapack, as conhecidas "longa vida", mas nem todo mundo tem acesso a elas.
               Confesso que sou meio desconfiada com este tipo de produtos, creio que sempre colocam conservantes que acabam comprometendo o sabor.
               Por isso, prefiro fazer minha maionese com as gemas cruas mesmo, até porque geralmente só uso a maionese para fazer empadões e o calor do forno acaba com qualquer perigo.
               Mas resolvi fazer a receita de maionese de ovo cozido porque gosto de salpicão também com maionese caseira.
               E o resultado está aqui.
               Para ver outras receitas de maionese e de molhos acesse Índice 4.


Maionese de ovo cozido 2

              Ingredientes:

             - 2 ovos cozidos;
             - 1 pitada de sal;
             - 1 colher (das de sopa) de mostarda;
             - 1/2 xícara (das de chá) de suco de limão;
             - 1 dente de alho amassado;
             - 240 ml de azeite ou 400 ml de óleo (±).
     
             Coloque no liquidificador os ovos cozidos, totalmente frios, amassados com um garfo, o sal, o suco de limão, a mostarda e o alho amassado, bata ligeiramente, até obter um creme.
             Não use ovos quentes porque a maionese certamente vai desandar e não bata demais porque o calor do liquidificador também vai fazer a maionese desandar.
             Talvez não precise usar todo o suco de limão.
             Coloque a metade e se formar o creme, não precisa acrescentar o limão restante.

Maionese de ovo cozido 3

             Vire a tampinha central do liquidificador e vá colocando o azeite em filete fino até ficar homogêneo, bem durinha, quando ela endurecer pode desligar caso contrário ela desanda.
             Virando esta tampinha central transparente, o filete de óleo ou azeite vai cair bem no centro do hélice do liquidificador, emulsionando corretamente.
             Minha maior dificuldade ao fazer maionese no liquidificador (eu usava mais a batedeira) era que eu colocava tudo junto e a maionese desandava ao invés de formar um creme.
             E eu deixava para acrescentar o limão no final, o que só piorava a situação.
             Eu não chegava a perder a receita, já que usava a maionese desandada para fazer empadões.
             Quando eu quero fazer empadões ou receitas assadas eu faço a receita com as gemas cruas, e para saladas ou patês, com ovos cozidos.


Recuperando maionese desandada

             Recentemente eu experimentei uma nova maneira de recuperar uma maionese que desandou.
             Passe a maionese talhada para uma tigela e leve-a ao congelador por cerca de 30'.
             Bata na batedeira até que fique cremosa.
             Mas não bata além deste ponto porque ela vai desandar novamente.


Maionese desandada

             Atualização em 18 de setembro de 2016.

            Maionese de ovo cozido é realmente mais difícil de preparar do que a de ovo cru.
            Há alguns detalhes que podem parecer bobos, mas podem ajudar a preparar a maionese.
            Um detalhe muito importante é se o motor do liquidificador está esquentando além da conta. Mesmo liquidificadores novos costumam esquentar muito, então se já está na hora de comprar um novo liquidificador, opte por um cuja hélice fique longe do motor, como este da foto. Na verdade nem é da minha marca preferida, mas o designer do copo é excelente.
            Se você não pretende trocar o liquidificador e ele esquenta muito, faça a maionese em uma hora que não haja nenhum fogo ligado e a cozinha esteja fresca. Em casos extremos use um ventilador pequeno e coloque uma bacia com gelo entre o ventilador e o liquidificador. Não, não é piada. São dicas para quem quer mesmo uma maionese com ovos cozidos. Confesso que eu não tenho medo da contaminação dos ovos, mas há quem tenha muito, então estas dicas são para estas pessoas que não querem arriscar nada. E na verdade eu uso esta dica do ventilador até para refrigerar meu notebook.
             Por fim, experimente fazer a maionese só com as gemas cozidas, 2 ou 3.
             É possível fazer a maionese sim, com ovos cozidos. As fotos desta postagem são das minhas maioneses de ovos cozidos, mas até a temperatura do dia e da cidade podem atrapalhar nesta hora. Confeiteiros que o digam!!!!!!!!!
   Para ver outras receitas de maionese e de molhos acesse Índice 4.
   Para ver outras técnicas acesse o Índice 1.


Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

28 comentários:

  1. :1 ADOREI SUA RECEITA!!! oBRIGADA :W

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o teu carinho em comentar.
      Seja sempre bem-vinda! Bjs.

      Excluir
    2. A minha não engrossou....

      Excluir
    3. De vez em quando acontece isso comigo também, Rosangela.
      Eu preciso de um novo liquidificador.
      Beijos.

      Excluir
    4. tENTEI DEZ RECEITAS DA INTERNET.

      TODAS UMA PORCARIA

      Excluir
    5. Continue tentando, Clauderio.
      Um dia você consegue. Verifique se seu liquidificador não está esquentando demais. Isso desanda qualquer maionese.
      Seja sempre bem-vindo. Gisele.

      Excluir
  2. Adorei a receita,mas poderia ensinar qdo desandar ? Sei que tem uma dica,só não me lembro mais como.Obrigada !Até meu marido que é enjoado adorou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia. Seja bem-vinda!
      Minha amiga, a dica que conheço é levar para gelar e depois tornar a bater com mais 1 ovo cozido, mas, confesso consternada, que comigo não dá muito certo, não.
      Quando a minha maionese desanda eu faço empadas ou empadão. Minha receita de empadão preferida é só maionese e farinha, por isso, quando minha maionese desanda ela vira empadão.

      Se te ajuda de alguma forma, depois que eu aprendi a usar o furinho da tampa do liquidificador (pode parecer absurdo, mas eu nunca tinha me tocado desta funcionalidade até ver um vídeo no youtube, sobre maionese de alho), nunca mais a a minha maionese desandou.
      Quando adicionamos o azeite ou óleo pelo furinho, ele cai direto nas lâminas e emulsiona da maneira certa.

      De qualquer forma, a única dica que eu conheço é a que te dei acima: gelar a mistura desandada e tornar a bater com mais 1 ovo cozido frio.
      Espero ter te ajudado.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Gisele ajudou sim,mas já fiz e fica muito boa msm !!É só p/ o caso,pq pode acontecer.Confesso que sou lesa em pc,se tiver já aqui por favor me fale desse empadão por favor ? Obrigada vc em responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.
      Quando você encontrar uma palavra ou um título na cor vinho aqui nas minhas respostas, pode clicar em cima porque é um link.
      Muita gente não sabe que podemos colocar links em comentarios e nas respostas. Eu mesma só descobri testando muito.

      Por exemplo. Se você clicar nesta palavra ai ao lado: empadas. vai abrir a página
      com a receita de empada que você pediu e que minha filha ama de paixão. E se você clicar na expressão Índice 5 vai abrir uma outra página com todos os links referentes a:
      Rocamboles salgados
      Tortas de liquidificador e bolos salgados
      Tortas e empadões salgados
      Polentas, curaus e cuscuz salgados
      Fritadas, omeletes e casquinhas
      Salgadinhos e aperitivos.
      Resolvi organizar os links em listas porque senão eu mesma me perco na hora de achar uma receita favorita. Afinal, tenho em
      meus cadernos manuscritos mais de 3000 receitas, inclusive tenho um caderno que é só ìndice. Primeiro eu folheio o Índice
      para só então pegar o caderno de receitas doces ou salgadas. Cada um tem mais de 600 páginas, rsrsrs.

      E não se ache lesa, não. Na internet existem pelo menos 4 maneiras de se fazer uma mesma função. E quando nós achamos que
      já aprendemos, vem os programadores e mudam tudo, rsrsrsrs. Estão sempre atualizando tudo, o que é muito bom em termos de
      segurança, mas ruim para nós, pobres mortais leigos.

      Quanto à receita de empadas, é muito simples (acesse o link que você vai comprovar) porque é só maionese caseira e farinha.
      Só dá certo com maionese caseira. Quando a minha mãe aprendeu há 40 anos atrás, era com a maionese industrializada e ficava
      perfeita. Mas a indústria mudou a fórmula e o resultado não é o mesmo. Até dá para fazer, mas não fica uma massa podre, que
      desmancha na boca, não. Ela fica mais crocante e, se não for amassada direito, a massa fica elástica e encolhe na forminha.

      Uma última informação: se quiser escrever para meu email, use o formulário de contato
      que eu recebo a tua mensagem em meu email e te respondo por lá. Fique à vontade de escrever por aqui ou por lá.
      Qualquer dúvida é só perguntar.
      Beijos.

      Excluir
  4. Muito obrigada Gisele e parabéns pelo blog !!Vou estar sempre por aqui-rs...:r

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por todo carinho.
      Será um prazer te receber sempre.
      E quando tiver dúvidas, é só perguntar. Se eu não souber, vou pesquisar, rsrsrs.
      Um grande beijo, Claudia.
      Te aguardo sempre.

      Excluir
  5. Oi, é os ovos inteiros com as gemas? E pode bater os ovos quente? Ou tem que esperar esfriar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Sim, ovos inteiros com gemas.

      NÃO!!!!!! Nunca faça maionese com ovos quentes porque é justamente o calor que faz a maionese desandar.

      Por isso eu amasso os ovos com um garfo. Quanto menos tempo o liquidificador ficar ligado, menos ele vai esquentar e menos risco da maionese desandar.

      Se possível use os ovos gelados. Sempre que faço assim minha maionese fica perfeita (tenho um liquidificador velhinho que esquenta rápido, mas o novo não é tão eficiente, para desespero da minha mãe. O liquidificador novo não faz tanto barulho, mas prefiro o barulhento eficiente.).
      Seja sempre bem-vinda(o)!
      Beijos.

      Excluir
  6. uma delicia fiz e todos aprovaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e realizada.
      Compartilhar o que é bom é um prazer.
      Seja sempre bem-vinda(o)!
      Beijos.

      Excluir
  7. E o alho amassado????? não foi na receita??????não entendi????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alho é tempero. Você coloca na hora que quiser.
      O meu vai misturado ao limão, já que faço pasta de alho 2 vezes por mês para usar como tempero no dia a dia. Então é fácil diluí-lo no limão.
      E se não quiser, nem coloque o alho.
      Não vai alterar a textura.

      Excluir
  8. O sabor da maionese feita com ovos crus tem diferença em relação a que vai ovos cozidos?VC tem a receita de maionese verde feita com ovos cozidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo diferença de sabor, não. Como o suco de limão também "cozinha" os ovos em certa medida, não sinto alteração de sabor.
      Para fazer a maionese verde, acrescente 1/2 xícara, das de chá, de cheiro verde na hora em que colocar os ovos cozidos, o suco de limão e o sal. Bata normalmente, acrescentando o azeite em fio.
      Vou testar com outras folhas e quando eu fizer, posto o passo a passo.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá, bom dia!
    Estou tentando fazer a receita com 18 ovos, mas já desandou 2 vezes.... será que é porque é em liquidificador industrial?? Os ovos estavam gelados, pois foram cozidos no dia anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane.
      Nunca fiz a maionese com tantos ovos, não.
      A maionese pode desandar ou porque o liquidificador está esquentando muito (o meu é um modelo antigo que já está esquentando a base, se fica ligado muito tempo) ou porque, ao bater por muito tempo, os ingredientes naturalmente esquentam dentro do copo, mesmo sendo um liquidificador potente e novo.
      Tente fazer com menos ovos ou experimente levar a maionese que desandou ao congelador por alguns minutos (como o creme de leite fresco para fazer chantilly) e bata na batedeira. Já fiz isso e deu muito certo.
      Depois me conte.
      Beijos.

      Excluir
  10. Tentei 2 vezes não engrossa... to com tanta contade de comer maionese caseira! Sempre fiz com gema crua dava certo, mais agora estou grávida e não quero comer gema crua, achei que essa receita seria uma alternativa, mais não rolou... 😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por ler isso. Mas não desanime. Coloque a maionese talhada/rala em uma tigela e leve ao congelador. Deixe gelar até quase congelar, como se fosse creme de leite fresco para fazer chantilly. Bata na batedeira até ficar cremosa.
      Da próxima vez que fizer a maionese use ovos cozidos gelados e o azeite também. Infelizmente alguns motores de liquidificador esquentam demais e a hélice fica muito próxima ao motor o que faz com que o conteúdo dos copos esquente, o que deixa a maionese rala.
      Tente o truque que falei. Com certeza você vai poder comer a maionese que tanto deseja.
      Felicidades para você, teu bebê e toda a família.

      Excluir
  11. Boa tarde!

    Minha dúvida: utilizo o ovo mesmo ou só a gema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Andrea.
      Utilize o ovo inteiro e de preferência gelado. Qualquer maionese, mesmo as industrializadas, desanda quando aquecida.
      Sucesso.

      Excluir
  12. Eu pego a própria maionese e bato de novo despejando em fio. Sempre deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. É bom sempre aprender algo novo.
      Vou experimentar.
      Seja sempre bem-vinda(o).

      Excluir