Cassoulet, também conhecido como feijoada francesa, é um cozido/guisado feito com feijão branco e carnes, que podem ser de porco e/ou aves (frango, pato, perdiz, ganso...) ou carneiro, de acordo com a disponibilidade da região.
O nome vem do recipiente no qual o prato é preparado: cassoulet é uma panela de barro.
Conta-se que o cassoulet é um aprimoramento de uma receita árabe, que levava feijão branco e carne de cordeiro, mas a história mais difundida é que o prato era preparado para os soldados franceses durante a guerra dos cem anos (1337-1453), entre a França e a Inglaterra.
Por causa do cerco à cidade de Castelnaudary, havia escassez de alimentos e as mulheres lançaram mão dos ingredientes disponíveis, cozinhando-os na (ou no) cassoulet, por várias horas, com temperos locais.
Enfim, esquecendo a trágica criação do prato, os franceses revigorados expulsaram os ingleses, e nós ganhamos uma delícia gastronômica.
Como sempre acontece, as receitas variam de cidade para cidade e até de família para família, como acontece com tantos outros pratos.
Eu, por exemplo, aproveitei um corte de boi, frango, bacon e linguiça, além de usar os temperos que sempre tenho em minha cozinha. E, por não ter ainda minhas tão sonhadas panelas de barro, usei as panelas de uso diário.
Siga o roteiro e crie o seu cassoulet ou faço igual ao meu.
Para ver outras receitas com grãos ou carnes acesse o Índice 4.
Ingredientes:
- 700g de feijão branco;
- 1 a 2 litros de caldo de frango;
- tempero verde a gosto (cheiro verde, manjericão e cebola batido no liquidificador);
- azeite e sal a gosto;
- alho picado;
- 2 folhas de louro;
- 2 cenouras;
- 4 cebolas médias;
- 3 tomates grandes;
- 200g de bacon;
- 2 a 3 linguiças calabresas;
- 1kg de frango em pedaços;
- 1kg de acém em pedaços médios;
- 1 colher (das de chá) de açúcar.
Escolha, lave e coloque o feijão branco de molho de véspera.
O feijão branco é muito duro e não cozinha direito se não for demolhado. Eu pelo menos não gosto. Alguns grãos simplesmente não cozinham direito se não for demolhado.
Note nas duas últimas imagens como o feijão incha depois de demolhado e cozinha muito rápido.
Depois de 12 horas de molho, escorra a água do feijão e coloque-o na panela de pressão com o caldo de frango. Eu faço meus caldos em casa (receita aqui), mas se você não tem tempo ou gosta dos cubinhos industrializados, dissolva 2 cubinhos em 1 l de água fervente. Prepare 1 l de caldo para cozinhar o feijão e mais 1 l para as outras etapas do cozimento.
Leve o feijão ao fogo e, quando começar a ferver (a panela a chiar), marque 15 minutos e desligue.
Enquanto isso, rale as cebolas, descasque e corte as cenouras em rodelas e despele e pique os tomates (veja como aqui). Pique também os tomates.
Corte o bacon e as linguiças. Reserve.
Depois dos 15 minutos, desligue o fogo da panela de pressão, escorra o feijão e reserve.
Coloque a carne com metade da cebola ralada na panela de pressão, não acrescente água, e leve ao fogo, com a panela tampada, por alguns minutos. O suco da cebola vai amaciar a carne e dourá-la.
Destampe a panela, junte mais caldo de frango, sal e a cenoura. Torne a tampar e leve ao fogo por alguns minutos. Cozinhe a cenoura também all dente.
Retire a carne e a cenoura da panela e coloque os tomates, deixando ferver até desmancharem totalmente. Reserve também os tomates.
Em um panelão grande o suficiente para todos os ingredientes, coloque o açúcar.
Quando o açúcar caramelizar (não deixe queimar) coloque o frango cortado e doure-o, juntando um fio de azeite.
Enquanto o frango doura, passe os tomates por uma peneira. Minha turma não gosta de encontrar sementes de tomate na comida.
Quando o frango estiver levemente dourado, junte o bacon e, a seguir, a linguiça.
Deixe bacon e linguiça dourarem e junte a cebola restante, o tempero verde, as folhas de louro e o feijão cozido.
Acrescente a carne reservada, com a cenoura e o molho de tomate, junte mais caldo, acerte o sal e deixe ferver por 4 a 6 minutos.
Sirva a seguir, com arroz branco e uma saladinha verde.
Para ver outras receitas com grãos ou carnes acesse o Índice 4.
Nenhum comentário: