Segredos para um pão de qualidade     Segredos para um bolo perfeito     Segredos para preparar licores     Segredos para preparar tortas crocantes     Segredos para preparar biscoitos     Segredos para um bom suflê     Segredos para um bom risoto     Segredos para fritar sonhos     Brigadeiros variados     Como caramelizar docinhos     Massas básicas para tortas doces     Massas básicas para tortas salgadas     Massas básicas para empadas doces     Massas básicas de empada     Tortilhas e nachos     Pectina caseira     Açúcar, extrato e pasta de baunilha     Buttermilk e manteiga caseira     Carne seca artesanal     Defumando carnes em casa     Defumando peixes em casa     Esterilizando vidros de conserva     Farinha de banana verde e biomassa     Fermento natural, massa biga e massa poolish     Germinando grãos     Leite de soja, de coco e de oleaginosas     Restaurando assadeiras de alumínio     Glucose caseira     Fondant caseiro     Açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro     Fios de ovos     Cones de papel para amendoim e outros     Meus segredos

Clique em cada imagem para acessar a receita correspondente e na última imagem acesse o Mapa do blog.

20/05/2020

Pão de milho verde


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura da receita ou das listas de índice.     

Pão de milho verde 1

                Gosto muito de broinha de fubá, mas quando chega a safra de milho (que é quando eles estão mais saborosos) sempre sinto um desejo de experimentar uma receita de pão com o milho fresco.
                Quando se tem uma receita que dá muito certo, como a da broinha, acabamos nos acomodando.
                Este ano, como eu comprei muitas espigas para tentar resgatar uma receita de minha avó, o manauê, aproveitei e comprei algumas a mais para fazer o pão.
                Receita aprovadíssima e "divulgadíssima".

                Para poder encontrar com facilidade as receitas desejadas acesse o Mapa do blog.
                Para ver outras receitas de massa básicas, pães e panetones acesse o Índice 7.


Pão de milho verde 2
 
                Ingredientes:

                - 6 espigas de milho verde;
                - 1 1/2 xícaras (das de chá) de leite integral (eu uso soro do leite que eu coalho em casa, para fazer coalhada seca);
                - 1 xícara (das de chá) de óleo;
                - 1 xícara (das de chá) de açúcar;
                - 1 colher (das de sopa) de manteiga;
                - 3 ovos;
                - 1 colher (das de sopa) de erva doce;
                - 2 colheres (das de sopa) ou 2 sachês de fermento biológico instantâneo;
                - 1 colher (das de sobremesa) de sal;
                - 1 kg de farinha de trigo.

                 Debulhe as espigas, cortando os grãos com uma faca.

Pão de milho verde 3

                Coloque o leite integral (ou soro de leite) no liquidificador, a erva doce e bata. Com o liquidificador ligado, vá acrescentando mais grãos de milho, sem forçar o liquidificador.
                Quando sentir que está forçando o motor, coe a massa usando um pano de sacaria, e coloque o líquido obtido de volta no copo do liquidificador. Continue a bater os grãos restantes, repetindo este processo de coar, voltar o líquido ao liquidificador, acrescentando os grãos restantes.
                 Você pode coar toda a massa de milho, usando o pano de sacaria, ou usar a massa sem coar na receita. Como aqui em casa ninguém gosta muito de encontrar as casquinhas do milho (por mais batidas que estejam) eu prefiro coar totalmente a massa.
                 Separe 1 3/4 xícaras deste suco concentrado de milho para a receita e prepare um pouco mais de suco, mais ralinho, para o caso da farinha ou do dia estarem muitos secos. Pode ser que seja preciso acrescentar um pouco mais de líquido.
                 Para obter este suco mais ralinho, basta recolocar o bagaço do milho no liquidificar e juntar,1 xícara de água ou de leite ou de soro de leite. Coe no pano de sacaria e reserve para usar só se precisar.
                 Ative o fermento seco, misturando-o a cerca de 1/4 da xícara de açúcar, um pouco de farinha de trigo e um pouco do suco concentrado de milho. Você pode usar o fermento biológico fresco também. Neste caso use 60g de fermento (4 tabletinhos) e o procedimento para ativá-lo é o mesmo: dissolver o fermento no açúcar, acrescentar um pouco de farinha de trigo e suco de milho ate formar um mingau grosso.

Pão de milho verde 4

                Coloque esta bacia dentro de um saco plástico, embrulhe em uma toalha de mesa e coloque sobre uma panelinha com água quente (não fervente e fora do fogo).
                Aguarde 15 minutos. O fermento ativado deve estar com uma aparência de esponja do mar e deve ter dobrado de volume. Se isso não acontecer, repita o processo com fermento novo.
               Muitas pessoas não colocam todos os ingredientes na planetária, porque os eletrodomésticos modernos não aguentam muita coisa não. Mas minha planetária é mais antiga e bem valente, embora eu já esteja me preocupando mais em não forçá-la.
               De qualquer forma, coloque toda a farinha de trigo na planetária, junte o óleo, os ovos, o açúcar restante, o sal, a manteiga e o suco concentrado de milho e comece a bater.
               Se a planetária aguentar, bata até que a massa solte das paredes da bacia e forme um bloco único na raquete de massa leve.
               Se sentir que é muito peso para o motor, bata até misturar os ingredientes e coloque a massa na bancada, sovando até soltar das mãos. Dependendo da temperatura do dia, pode levar entre 10 e 20 minutos.
               Se sentir a farinha muito seca, junte o suco de milho ralo, às colheradas, para não passar do ponto.
               Divida a massa em duas.

Pão de milho verde 5

                Como foi a primeira vez que fiz a receita, resolvi fazer um dos pães com o suco coado e ou outro com adição do bagaço de milho.
                Então metade da massa abri em formato retangular, enrolei como rocambole e coloquei em forma de bolo inglês, 31 x 13 cm, untada com manteiga e polvilhada com fubá.
                Deixei crescer, em local protegido, até chegar na borda da forma.

Pão de milho verde 6

                A segunda metade da massa, coloquei de volta na planetária, acrescentei metade do bagaço do milho e mais um pouco do suco ralinho de milho.
                Bati apenas para misturar o bagaço, já que a massa já estava bem sovada.
                Desta vez despejei a massa direto na forma untada e polvilhada com fubá.

Pão de milho verde 7

                Para ajustar a massa à forma, usei uma colher umedecida no suco de milho restante. Umedeci a colher sempre que ela começava a grudar na massa.
                Polvilhe fubá sobre os pães (polvilhei só sobre um para diferenciar o pão feito com o bagaço do pão sem o bagaço, depois de assados) e deixe os pães crescerem até chegar na borda da forma. O pão com bagaço deve crescer mais, já que a massa fica mais pesada.
                Leve para assar até dourar bem, em forno médio. Forno alto vai deixar a casca muito queimada e seca e o miolo pode ficar meio cru.
                Desenforme quente para que a umidade do pão quente não amoleça a casca externa.
                Se tiver, deixe os pães esfriarem sobre uma grade.

Para poder encontrar com facilidade as receitas desejadas acesse o Mapa do blog.
Para ver outras receitas de massa básicas, pães e panetones acesse o Índice 7.




Print Friendly and PDF





Doe amor, doe VIDA! Doe medula óssea!
Clique na imagem abaixo e descubra onde:

Hemocentros

Sua opinião sobre o nosso espaço é muito importante.
Por isso sinta-se à vontade para registrá-la. Ou use esse espaço para tirar dúvidas ou deixar sugestões.
Comentários ofensivos não serão publicados. Discordar é saudável, ofender não.
Propagandas e links externos também não serão publicados.
Seja sempre muito bem-vindo(a).

Nenhum comentário: